Ajuste no FACILITE Monitor Projetos Móveis (uMov.me) - NT nº 0115/2025
Resumo da Nota Técnica
Um de nossos clientes estava com problemas para exportar os clientes do sistema FACILITE Comércio para o ambiente de força de venda "uMov.me". O problema consistia em que diversos clientes não eram registrado no ambiente uMov.me após a exportação do mesmo. Foi efetuados alguns ajustes e isso foi resolvido nessa versão do aplicativo "FACILITE Monitor Projetos Móveis".
Detalhes da Nota Técnica
Havia um problema com o ambiente do cliente no uMov.me. Problema esse relacionado com os Cadastros Customizáveis que é feito através do menu "Outros Cadastros" no Center do uMov.me.
Havia dois cadastros de "Tipos de Documentos" repetidos no ambiente do cliente, esse cadastro é utilizado por nós através do campo "Código de Integração", no primeiro registro estava o nome de "Tipo_Doc" o que é o correto utilizado por nós, porém no segundo registro estava o nome de "OC_CAD_TIPODOC", não sei dizer por quem foi feito esse segundo cadastro, mas o mesmo é que estava ativo no ambiente do cliente, uma vez que o correto seria o primeiro registro a ser ativo. Com isso ocorria um erro de verificação de cadastro no ambiente uMov.me quando da importação dos dados do cliente do Facilite para o uMov.me.
Para resolver isso tivemos que efetuar um ajuste no ambiente uMov.me do cliente, segue abaixo o descrição ajuste efetuado.
1.) Alteramos o campo "Código de Integração" do primeiro registro "Tipo de Documento", de "Tipo_Doc" para "Tipo_Doc_Old", isso porque em nosso "FACILITE Monitor Projetos Móveis" é utilizado a descrição "Tipo_Doc" para efetuar as validações, e uma vez que o segundo registro é que estava realmente ativo para validações no ambiente uMov.me, precisariamos utilizar o "Tipo_Doc" ele, mas o ambiente uMov.me não permite dois registros com o mesmo Código de Integração.
2.) Então alteramos o "Código de Integração" do segundo registro de tipo de documentos com o nome "Tipo Doc", de "OC_CAD_TIPODOC" para "Tipo_Doc", com isso o nosso "FACILITE Monitor Projetos Móveis" passou a localizar os registros corretos lá no ambiente uMov.me dos tipos de documentos.
Outro erro que tivemos com relação a exportação dos dados dos clientes para o ambiente uMov.me do cliente em questão foi com relação a diversos registros com CPF e CNPJ inválidos, e lá no ambiente uMov.me isso não é permitido. Então tivemos que acertar os diversos registros com o CPF e CNPJ inválido no cadastro de clientes no aplicativo FACILITE Comércio.
Após os ajustes o "FACILITE Monitor Projetos Móveis" passou a exportar os dados dos clientes corretamente para o ambiente uMov.me.
Foi feito também uma melhoria no "FACILITE Monitor Projeto Móveis", melhoria essa relacionada com "Razão do Cliente" e "Nome Fantasia" utilizando o caracter "&" para representar a letra "e", esse caracter não é aceito diretamente por arquivos XMLs tendo então que ser passado um código que represente o mesmo.
Com esses ajustes o caso de o cliente não conseguir exportar o seu cadastro de clientes para o ambiente uMov.me foi resolvido.