Criação do Relatório “Vendas Por Grupo Aufre” - NT N° 0170/2025

Resumo da Nota Técnica

Conforme solicitado, foi criado um novo modelo de relatório com base no arquivo "REL_VENDASGRUPOSUBGRUPO.FR3", agora denominado "REL_VENDASPORGRUPO.FR3", atendendo aos novos requisitos informados.

Detalhes da Nota Técnica

  • Remoção de Colunas: Foram retiradas as colunas ‘Un.’ e ‘Quantidade’ do relatório original.
  • Agrupamento Simplificado: O agrupamento agora é feito somente por Grupo, sem considerar Subgrupo.
  • Comparação entre Períodos: O relatório exibe os dados de vendas de dois períodos distintos, lado a lado.
  • Filtros de Data Ajustados:
    • Substituição de ‘Data Inicial’ e ‘Data Final’ por ‘Data Inicial 1’ e ‘Data Final 1’.
    • Adição dos novos campos ‘Data Inicial 2’ e ‘Data Final 2’.
  • Novo Layout:
    • Informações de ‘Valor Total’ e ‘% Part. Lc.’ separadas por período (Período 1 e Período 2).
    • Coluna à esquerda com ‘Código do Produto / Produto’.
    • Cabeçalho com ‘Código do Grupo / Grupo’ como identificador do agrupamento.
Configuração do Relatório no Sistema
  1. O arquivo do relatório se encontra em: c:\sinco\integrado\Relatorios.
  2. No sistema FACILITE - Comércio:
    1. Acesse: Utilitários > Gerenciamento de Relatórios.
    2. Menu: Cadastros > Vendas + SubItem.
    3. Na tela [0045], configure:
      • Descrição: Vendas Por Grupo Aufre
      • Arquivo: REL_VENDASPORGRUPO.FR3
      • Selecione os usuários com acesso e clique no botão de gravar (ícone de disquete).
    4. Na tela [1211] - FACILITE - CPSql:

      Parâmetros:

      Nome do Parâm. Nome do Parâm. p/ o Usuário Tipo do Parâm. Obrig?
      Empresa Código da Empresa Campo Relacional (Consulta) Não
      Produto Código do Produto Campo Relacional (Consulta) Não
      Grupo Código do Grupo Campo Relacional (Consulta) Não
      SGRUPO Código do Subgrupo Campo Relacional (Consulta) Não
      CLASSE Código da Classe Campo Relacional (Consulta) Não
      MARCA Marca Campo Relacional (Lista) Não
      FABRICANTE Código Fornecedor Campo Relacional (Consulta) Não
      LOCALIZACAO Código da Localização Campo Relacional (Consulta) Não
      CLIENTE Código do Cliente Campo Relacional (Consulta) Não
      REPRESE Código do Representante Campo Relacional (Consulta) Não
      NEGOCIACAO Negociação Campo Relacional (Lista) Não
      CIDADE Cidade Campo Relacional (Lista) Não
      TIPOCLIENTE Código do Tipo de Cliente Campo Relacional (Consulta) Não
      CONVENIO Código do Convenio Campo Relacional (Consulta) Não
      TABELAPRECO Código da Tabela de Preço Campo Relacional (Consulta) Não
      DATAINICIAL1 Data Inicial 1 Data Sim
      DATAFINAL1 Data Final 1 Data Sim
      DATAINICIAL2 Data Inicial 2 Data Sim
      DATAFINAL2 Data Final 2 Data Sim
      EMPRESAIGNORA Emp. Ignoradas Texto Não

      Depois de configurado clicar em "Próximo";

      No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

      Tabelas Relacionadas:

      Nome do Parâmetro Tabela Relacionada
      EMPRESA EMPRESA
      PRODUTO PRODUTO
      GRUPO GRUPO
      SGRUPO SGRUPO
      CLASSE CLASSE
      MARCA MARCA
      FABRICANTE FORNECE
      LOCALIZACAO LOCAL
      CLIENTE CLIENTE
      REPRESE REPRESE
      NEGOCIACAO NEGOCIA
      CIDADE CIDADE
      TIPOCLIENTE TIPOCLIENTE
      CONVENIO CONVENIO
      TABELAPRECO TABELAPRECO
Configuração dos Campos Relacionados

Na tabela da esquerda estará a tabela relacionada e o campo que carrega a relação. Na tabela da direita, escolha o campo que será usado na tela de consulta. Deve ficar da seguinte forma:

Tabela Relacionada Campo Relacionado
EMPRESA EMP_CODIGO
PRODUTO PRO_CODIGO
GRUPO GRU_CODIGO
SGRUPO SGRU_CODIGO
CLASSE CLA_CODIGO
MARCA MAR_DESCRICAO
FABRICANTE FOR_CODIGO
LOCAL LOC_CODIGO
CLIENTE CLI_CODIGO
REPRESE REP_CODIGO
NEGOCIA NEG_DESCRICAO
CIDADE CID_DESCRICAO
TIPOCLIENTE TIP_CODIGO
CONVENIO CONV_CODIGO
TABELAPRECO TP_ID
Campos Visíveis na Tela de Consulta

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta, ficando da seguinte forma:

Tabela Relacionada Nome do Campo Nome do Campo para o Usuário
EMPRESA EMP_CODIGO CÓDIGO
EMPRESA EMP_DESCRICAO DESCRIÇÃO
PRODUTO PRO_EMPRESA EMPRESA
PRODUTO PRO_CODIGO CÓDIGO
PRODUTO PRO_DESCRICAO DESCRIÇÃO
GRUPO GRU_CODIGO CÓDIGO
GRUPO GRU_DESCRICAO DESCRIÇÃO
SUBGRUPO SGRU_GRUPO GRUPO
SUBGRUPO SGRU_CODIGO CÓDIGO
SUBGRUPO SGRU_DESCRICAO DESCRIÇÃO
CLASSE CLA_GRUPO GRUPO
CLASSE CLA_SUBGRUPO SUBGRUPO
CLASSE CLA_CODIGO CÓDIGO
CLASSE CLA_DESCRICAO DESCRIÇÃO
FORNECE FOR_CODIGO CÓDIGO
FORNECE FOR_RAZAO RAZÃO
LOCAL LOC_CODIGO CÓDIGO
LOCAL LOC_DESCRICAO DESCRIÇÃO
CLIENTE CLI_CODIGO CÓDIGO
CLIENTE CLI_RAZAO RAZÃO
REPRESE REP_CODIGO CÓDIGO
REPRESE REP_NOME NOME
TIPOCLIENTE TIP_CODIGO CÓDIGO
TIPOCLIENTE TIP_DESCRICAO DESCRIÇÃO
CONVENIO CONV_CODIGO CÓDIGO
CONVENIO CONV_DESCRICAO DESCRIÇÃO
TABELAPRECO TP_EMPRESA EMPRESA
TABELAPRECO TP_ID ID
TABELAPRECO TP_DESCRICAO DESCRIÇÃO

Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".

Conclusão da Parametrização Inicial

Será apresentada uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clique em "Próximo" para ir para a próxima etapa.

Teste do Relatório

Nesta etapa, clique no botão "Testar Relatório". Será apresentada a tela [1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório. Insira os parâmetros desejados e clique para imprimir.

Se tudo estiver correto, será apresentada a tela de impressão.

Clique em "Close" para sair da visualização e depois em "Sair". Será apresentada uma mensagem em verde com o texto: "Status: Teste realizado com sucesso!"

Clique em "Concluir" para finalizar o processo.

Acesso ao Relatório

Para acessar o relatório, vá no menu:

Relatórios Fast > Relatórios > Vendas > Vendas Por Grupo Aufre

Questões

  1. Qual modificação foi realizada no agrupamento de dados no novo relatório “REL_VENDASPORGRUPO.FR3”?
    • a) O agrupamento foi feito por Subgrupo apenas
    • b) O agrupamento foi removido completamente
    • c) O agrupamento agora é feito somente por Grupo
    • d) O agrupamento foi mantido como no modelo anterior
  2. O que foi feito com as colunas “Un.” e “Quantidade” na nova versão do relatório?
    • a) Foram reposicionadas para o final do relatório
    • b) Foram renomeadas para “Unidade” e “Qtd.”
    • c) Foram substituídas por uma coluna de Estoque
    • d) Foram removidas do relatório
  3. Quais filtros de data foram adicionados ou modificados no novo modelo do relatório?
    • a) Foi adicionado um único campo “Data de Venda”
    • b) Foram criados os filtros “Data Inicial 2” e “Data Final 2”
    • c) Os filtros foram removidos do relatório
    • d) Os campos de data passaram a ser opcionais

Parâmetros Envolvidos

Sem parâmetros envolvidos.

» Nota Técnica