Edição de Registros da Ordem de Serviço NT 0177/2025

Resumo da Nota Técnica

Esta nota consiste em explicar o processo para editar uma ordem de serviço cadastrada no sistema inpera.

Detalhes da Nota Técnica

Acesse a tela de listagem da ordem de serviço através do menu Aplicativos >> Ordens de Serviço.
Localize o registro que deseja editar e clique no botão representanto por três pontos onde um submenu aparecerá.

botão do menu para edição de registro


Agora basta clicar em Editar Ordem de Serviço e o sistema será redirecionado para a tela de cadastro porém ela será automáticamente preenchida com os dados da ordem de serviço informados anteriormente.

exibe o submenu e os seus itens


Para realizar qualquer alteração de valor basta modificar o campo selecionado. No caso dos itens e vencimentos informados na ordem de serviço os mesmos serão exibidos abaixo dos campos de cadastros.

Mostra o local na tela onde os itens já cadastrados serão carregados

Listagem dos Produtos

Exibe o local onde os registros dos vencimentos serão mostrados

Listagem dos Vencimentos


Repare que além de algumas informações no final do lado direito (na versão Desktop) ou abaixo (na versão mobile) há dois ícones: um lápis e um cesto de lixo.

icones que aparecem na versão desktop

Ícones no Deskotp


ícones na versão mobile

Ícones no Mobile

Esses ícones tem a funcionalidade de remover um item (cesto de lixo) ou modificar as informações dos itens (lápis).

Caso deseje remover um vencimento ou produto basta clicar no ícone do cesto de lixo e o sistema irá pedir uma confirmação para realizar a operação

exibe a tela de confirmação de delete

Tela de Confirmação


Caso deseje alterar as informações de um produto ou vencimento clique no ícone do lápis e uma tela com as informações respectivas será apresentada onde basta apenas fazer as modificações. Finalizando, clique no botão Salvar para persisitir as alterações ou no botão Voltar para fechar a tela e não realizar nenhuma alteração.
Existe também a opção de clicar na área fora da tela de edição que irá fazer a mesma ação do botão voltar

tela de edição de produtos

Tela de Edição de Produtos


tela de edição de vencimento
Tela de Edição de Vencimento


Além de alterar e remover os registros existentes também é possível inserir novos produtos e vencimentos. Para realizar essa operação preencha os campos respectivos e clique no ícone de sinal de Soma | + | que fica localizado no canto superior direito de cada formulário tanto na versão Desktop quanto mobile.


mostra o botão para incluir um novo produto
Botão de Inclusão dos Itens

mostra o botão para fazer a inclusão de novos vencimentos
Botão de Inclusão dos Vencimentos


Alterações realizadas na área de Dados Gerais serão persistidas apenas clicando no botão Salvar localizado na parte inferior da tela (Desktop e Mobile). Caso não deseje alterar nada ou voltar para a tela de listagem clique no botão voltar também na parte inferior da tela.

exibe o botões de salvar e voltar do cadastro geral
Versão Desktop

botoes de salvar e voltar na versão mobile
Versão Mobile

Questões:

1)Como o usuário pode acessar a funcionalidade de edição de uma ordem de serviço?
A) Clicando diretamente no nome da ordem de serviço listada
B) Clicando no botão com três pontos e depois em Editar Ordem de Serviço
C) Selecionando a ordem de serviço e pressionando a tecla "Enter"
D) Navegando até o menu de relatórios e escolhendo "Editar Ordem"

2) Qual ação o sistema realiza quando o usuário clica no ícone de cesto de lixo ao lado de um item ou vencimento?
A) O sistema remove imediatamente o item, sem pedir confirmação
B) O sistema arquiva o item para edição posterior
C) O sistema solicita uma confirmação antes de remover o item
D) O sistema oculta o item da tela, mas não o remove

3)Para incluir um novo produto ou vencimento em uma ordem de serviço, o que o usuário deve fazer?
A) Clicar no botão Salvar antes de preencher os campos
B) Preencher os campos e clicar no botão com sinal de "+" no canto inferior da tela
C) Preencher os campos e clicar no botão com sinal de "+" no canto superior direito do formulário
D) Clicar no ícone de lápis para ativar o modo de inclusão

Parâmetros Envolvidos

não há parâmetros envolvidos

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