(INPERA DASHBOARD) Consulta e cadastro de contas a pagar - NT 0226/2025

Resumo da Nota Técnica

Nesta ordem de serviço foi desenvolvido o módulo de  contas a pagar, com funcionalidades de consulta, cadastro, edição, exclusão e baixa. O acesso pode ser feito através do menu superior "Aplicativos" no dashboard:






Detalhes da Nota Técnica

- Tela de Consulta 

Ao acessar o submenu "Contas a Pagar", será exibida a tela de consulta, composta pelos seguintes elementos:

Filtros:

  * Tipo de data - seleção entre:

  * Data de vencimento

  * Data de lançamento

  * Data da baixa


* Período: seleção de intervalo de datas desejado:


* Valor: campos para valor inicial e final (preenchimento opcional)


* Fornecedor: seleção entre os nomes de fornecedores cadastrados:


* Número de documento: busca por número de documento:


  * Botões de ação:

  * "Pesquisar" para executar a consulta

  * "Limpar" para resetar os campos


- Listagem de resultados:

  Após a pesquisa, os resultados são exibidos com as seguintes colunas:

  * Checkbox

  * Fornecedor

  * Nº Documento

  * Lançamento

  * Vencimento

  * Valor

  * Data Baixa

  * Baixa


 - Ações por item:

   Ao clicar nas reticências (...) ao lado esquerdo da linha:

  * Modal com opções:

  * Pagar conta

  * Excluir conta

  * Editar conta


- Pagar conta:

  Exibe modal no lado direito com os campos:

  * Valor (pré-preenchido)

  * Data baixa (data atual)

  * Cobrança

  * Destino (opções: Nenhum destino / Caixa)

  * Campo Caixa (aparece somente se "Caixa" for selecionado)




  * Botões: Voltar | Salvar

  * Ao escolher "Nenhum destino" e salvar: modal de confirmação


- Estornar conta:

 * Quando a conta já está baixada, o botão "Pagar conta" é substituído por "Estornar conta"


* Modal exibido com:

  * Valor

  * Data baixa

  * Cobrança (único campo editável; deve ser à prazo)

  * Destino


- Indicadores visuais na listagem:

  * Ícone em formato de bolinha indica o status da conta:

  * Verde: conta baixada

  * Cinza: conta não baixada


* Seta ⬇️ no fim da linha expande para mostrar informações adicionais (como observações)



- Exclusão:

* Ao clicar em "Excluir conta" no menu de ações, um modal de confirmação será exibido



- Edição:

* Tela de edição com todos os campos preenchidos com os dados originais:

  * Fornecedor

  * Tipo de documento

  * Número de documento

  * Cobrança

  * Data lançamento

  * Data vencimento

  * Valor

  * Observação (único campo opcional)

  * Plano de conta

  * Botões: Voltar | Salvar

  * A edição só está disponível para contas ainda não baixadas. Contas que já foram baixadas não podem ser editadas.



- Exclusão múltipla:

  * Selecione uma ou mais contas via checkbox



- Pagamento múltiplo de contas a pagar

  * Na tela de Contas a Pagar, o usuário pode selecionar uma ou mais contas utilizando os checkboxes na listagem.

  Após selecionar, ao clicar no botão "Pagar" (localizado no rodapé da tela), o sistema abre um modal de pagamento. Esse modal considera apenas as contas que estavam selecionadas no grid.


Dentro do modal, são exibidas as seguintes informações:

  * Valor total somado de todas as contas selecionadas

  * Data de baixa

  * Cobrança

  * Destino

  * Listagem com os itens selecionados

    Após o preenchimento, o usuário clica em "Salvar", e o sistema realiza a baixa de todas as contas listadas.

  * Importante: Só serão consideradas no pagamento as contas que estiverem selecionadas via checkbox antes de clicar no botão "Pagar".


* Rodapé exibe:

  * Quantidade de contas selecionadas

  * Botão de pagar

  * Botão de excluir

  * Soma dos valores selecionados


 - Rodapé da tela:

   Exibe totalizadores com base na busca:

 * Número de registros

 * Valor total em aberto

 * Valor total baixado

 * Valor total das contas


- Paginação:

* Controle de páginas entre a listagem e o rodapé


Tela de Cadastro


 Para cadastrar uma nova conta:

  * Clique no botão "+" no canto superior direito da tela

  - Campos do formulário:

  * Fornecedor

  * Tipo de documento

  * Número de documento

  * Cobrança

  * Data lançamento

  * Data vencimento

  * Valor

  * Observação (único campo opcional)

  * Plano de conta


 - Recorrência (opcional)

  * Se a conta precisar se repetir automaticamente em um intervalo de tempo (exemplo: contas mensais, semanais ou diárias), marque a  opção "Recorrência".

  * Ao marcar, o sistema libera os campos:

  * Intervalo:

    Escolha se a repetição será "Diária", "Semanal" ou "Mensal".

  * Repetições:

    Informe quantas vezes a conta deve ser gerada (exemplo: repetir por 12 meses).


* Exemplo prático:

    Se você cadastrar uma conta com vencimento dia 16/06 e escolher:

    Intervalo: Mês | Repetições: 3, o sistema vai criar 3 contas:

    * Uma com vencimento 16/06

    * Outra para 16/07

    * E outra para 16/08

    * Se não marcar a recorrência, o sistema salva apenas uma conta única.

    * Botões: Voltar | Salvar


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos. 



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