Novo relatório Extrato Detalhado do Cliente com Produtos - NT 0102-2018

Resumo da Nota

Foi criado um novo relatório de contas a receber, chamado "Extrato Detalhado do Cliente com Produtos". Este relatório apresenta os dados de saldo inicial, vendas, desconto e frete nos pedidos de vendas, recebimentos e vencimentos sem pedido para o cliente.


Descrição

Um novo relatório, chamado "Extrato Detalhado do Cliente com Produtos" foi criado para facilitar a apuração de dados do contas a receber dos clientes. É possível visualizar o relatório através do aplicativo Integrado, menu Financeiro / Contas a Receber, guia "Impressão" e selecionar o relatório "Extrato Detalhado do Cliente com Produtos" no grupo "Dados para a Impresão de Relatórios", campo "Relatórios". O preenchimento dos campos "Cliente", "Data Inicial" e "Data Final" é obrigatório. Para que este relatório possa ser gerado, é necessário que o arquivo "REL_ExtratoDetalhadoClienteProduto.fr3" esteja no diretório "..\Sinco\Integrado\Relatorios\Contas a Receber".


Neste relatório, serão apresentados dados referentes aos pedidos de vendas e recebimentos do cliente no período. Funciona como um extrato da conta do cliente. Os possíveis filtros para a geração do relatório são:

1) Cliente

2) Período (Data Inicial e Data Final)


Estes filtros são obrigatórios.

São apresentados os seguintes dados:

1) Data - data do pedido / realização do lançamento;

2) Pedido - número do pedido;

3) Produto - código do produto do pedido de venda;

4) Histórico/Produto - descrição do lançamento / descrição do produto;

5) Vendas - valor da venda ou qualquer outro débito do cliente

6) Recebimentos - valor dos pagamentos executados pelo cliente

7) Saldo - diferença de valor entre o valor de venda e o recebimento. Esta coluna é atualizada a cada linha do relatório.


Na parte inferior do relatórios são apresentados os totalizadores dos valores de vendas, recebimentos e saldo.


O primeiro registro do relatório será sempre o saldo inicial do cliente. O cálculo deste saldo inicial é realizado com a somatória dos valores totais dos pedidos de vendas, subtraídos os valores de descontos, cuja data seja anterior à data inicial, informada no filtro do relatório.


Todas as informações listadas abaixo são apresentadas no relatório por dia. Incialmente, serão listados registros com todos os produtos que foram vendidos para o cliente, ordenados por data, número do pedido e código do produto.


Em seguida, estarão relacionados os descontos aplicados nos pedidos do dia. Para cada pedido de venda haverá a descrição "DESCONTO APLICADO NO PEDIDO" com o valor correspondente, caso tenha sido aplicado algum desconto em algum dos pedidos de venda do dia.


Depois, serão apresentados os valores referentes ao frete dos pedidos de venda do dia. Para cada pedido de venda haverá a descrição "FRETE ADICIONADO NO PEDIDO" com o valor correspondente, caso tenha sido inserido um valor de frente em algum dos pedidos de venda do dia.


Logo após, estarão indicados os registros de vencimento avulso, que não foi vinculado a nenhum pedido. Este registro representa algum débito do cliente que foi registrado no contas a receber e que não possui associação com nenhum pedido de vendas.


Em seguida, serão apresentados os registros de pagamentos (recebimentos) efetuados pelo cliente, no dia. Estes registros são a soma dos valores recebidos, agrupados pela cobrança cujo recebimento foi efetuado. E, finalmente, o valor de juros ou descontos aplicados nos pagamentos.


Em todo final de relatório, a última linha será referente à divergências de valores encontrados entre a soma dos valores dos pedidos e a soma dos vencimentos gerados, com isso na última página haverá uma listagem contendo os números desses pedidos para conferência.


Caso o cliente trabalhe com geração de Juros das contas em atraso, o qual é configurado em Utilitários - Parâmetros do Sistema - Contas a Receber - Cálculo de Juros Automático marcado e no cadastro de Empresa, aba Parâmetros e o grupo Financeiro configurado, este relatório nesta versão ainda não poderá ser utilizado.


Para conferir os totais, existem dois relatórios que podem ser utilizados. No aplicativo Integrado, menu Relatórios Fast / Operações / Pedido de Vendas / Movimento de Vendas no Período pode ser gerado o relatório para o cliente, com o mesmo período para verificar os dados de vendas. Para os dados de pagamentos gerar o relatório que se encontra, no aplicativo Integrado, menu Financeiro / Contas a Receber, tela "[0032] FACILITE - Contas a Receber", "Guia" Impressão", relatório "Histórico de Pagamento por Cliente".


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.

 

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