Melhoria no Relatório “Saldo em Aberto no Contas a Receber por Cliente” - NT N° 0227/2025
Resumo da Nota Técnica
Atendendo à solicitação, foi realizado um ajuste no relatório denominado "Rel_SaldoAbertoCRCliente.fr3", conforme os requisitos definidos.
Detalhes da Nota Técnica
Novo Filtro: "Exportar para Excel?" Foi incluído um novo filtro no relatório, permitindo ao usuário indicar se deseja fazer a exportação para Excel. Quando o filtro não for selecionado ou estiver preenchido com "Não", o relatório será gerado com o layout padrão. Quando o filtro for preenchido com "Sim", o relatório será ajustado automaticamente para um formato otimizado para exportação ao Excel, evitando o uso de células mescladas e organizando os dados de forma mais adequada para visualização e manipulação na planilha.
Configuração do Relatório no Sistema 1. O arquivo do relatório se encontra em: C:\sinco\integrado\Relatorios. 2. No sistema FACILITE - Comércio: a. Acesse: Utilitários > Gerenciamento de Relatórios. b. Menu: Financeiro > Contas a Receber + SubItem. c. Na tela [0045], configure: Descrição: Saldo em Aberto no Contas a Receber por Cliente Arquivo: Rel_SaldoAbertoCRCliente.fr3 Selecione os usuários com acesso e clique no botão de gravar (ícone de disquete). d. Na tela [1211] - FACILITE - CPSql: Parâmetros:
Nome do Parâm.
Nome do Parâm. p/ o Usuário
Tipo do Parâm
Obrig?
EMPRESA
Código da Empresa
Campo Relacional (Consulta)
Não
CLIENTE
Código do Cliente
Campo Relacional (Consulta)
Não
COBRANCA
Cobrança
Campo Relacional (Lista)
Não
LANCTOINICIAL
Data de Lançamento Inicial
Data
Não
LANCTOFINAL
Data de Lançamento Final
Data
Não
VENCINICIAL
Data de Vencimento Inicial
Data
Não
VENCFINAL
Data de Vencimento Final
Data
Não
TIPOCLIENTE
Código do Tipo de Cliente
Campo Relacional (Consulta)
Não
TIPOPESSOA
Tipo de Pessoa (F- Fisica / J - Juridica)
Texto
Não
EXPORTAREXCEL
Exportar para Excel?
Lógico (Sim/Não)
Não
Depois de configurado clicar em "Próximo"; No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:
Nome do Parâmetro
Tabela Relacionada
EMPRESA
EMPRESA
CLIENTE
CLIENTE
COBRANCA
COBRA
TIPOCLIENTE
TIPOCLIENTE
Configuração dos Campos Relacionados Na tabela da esquerda estará a tabela relacionada e o campo que carrega a relação. Na tabela da direita, escolha o campo que será usado na tela de consulta. Deve ficar da seguinte forma:
Tabela Relacionada
Campo Relacionado
EMPRESA
EMP_CODIGO
CLIENTE
CLI_CODIGO
COBRA
COB_DESCRICAO
TIPOCLIENTE
TIP_CODIGO
Campos Visíveis na Tela de Consulta Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta, ficando da seguinte forma:
Tabela Relacionada
Nome do campo
Nome do Campo para o Usuário
EMPRESA
EMP_CODIGO
CODIGO
EMPRESA
EMP_DESCRICAO
DESCRICAO
CLIENTE
CLI_CODIGO
CODIGO
CLIENTE
CLI_RAZAO
RAZAO
TIPOCLIENTE
TIP_CODIGO
CODIGO
TIPOCLIENTE
TIP_DESCRICAO
DESCRICAO
Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".
Conclusão da Parametrização Inicial Será apresentada uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clique em "Próximo" para ir para a próxima etapa. Teste do Relatório Nesta etapa, clique no botão "Testar Relatório". Será apresentada a tela [1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório. Insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Se tudo estiver correto, será apresentada a tela de impressão. Clique em "Close" para sair da visualização e depois em "Sair". Será apresentada uma mensagem em verde com o texto: "Status: Teste realizado com sucesso!" Clique em "Concluir" para finalizar o processo.
Acesso ao Relatório Para acessar o relatório, vá no menu: Relatórios Fast > Financeiro > Contas a Receber > Saldo em Aberto no Contas a Receber por Cliente