Atendimento de Pedidos de Vendas em Lote - NT 0057-2018
Resumo da Nota Foi desenvolvido uma nova funcionalidade para que possa ser efetuado a baixa de estoque de pedidos consignados em lote.
Descrição A
partir desta versão, com o sistema devidamente configurado conforme
passos descritos abaixo, será possivel realizar atendimento de pedidos
em lote.
- Parâmetro: "4.18.311 - BLOQUEIA VENDA EM ABERTO POR REPRES.", deve estar com o valor igual a "Não". - Parâmetro: "4.18.459 - HABILITA TELA DE GERENCIAMENTO DE PEDIDOS", deve estar com o valor igual a "Sim". - Parâmetro: "4.18.469 - BAIXA LOTE DE PRODUÇÃO NA ENTREGA DE MERCADORIA", deve estar com o valor igual a "Sim" ou "Não".
- Nível Acesso: "4.60.01.015 - Atendimento de pedido em lote", deve estar liberado para o usuário. - Nível Acesso: "4.60.01.016 - Processa atendimento de pedido em lote", deve estar liberado para o usuário. - Nível Acesso: "4.01.11.013 - Permitir Venda sem Estoque". - Nível Acesso: "4.01.01.010 - Permite venda para clientes com negociação bloqueada".
Através
do aplicativo Integrado, menu Operações, Pedido de Vendas, Informar
Pedidos, será aberto a tela [1323] FACILITE - Gerenciamento de Pedido de
Venda, o usuário deverá clicar em "Filtrar", preencher os filtros
desejados e após realizar o filtro dos pedidos e clicar no botão
"Outros. Op", menu "Processos", submenu "Atendimento de pedido em lote",
o sistema irá abrir a tela "[1604] FACILITE - Atendimento de pedidos em
lote", e então o usuário deverá escolher a negociação desejada, através
do campo "Negociação" e se desejar também a impressora na qual será
impresso um relatório de atendimento do pedido, esse relatório foi
desenvolvido somente para impressoras com folha A4. Nesse processo o
usuário poderá efetuar o atendimento de um ou mais pedidos de acordo com
o filtro selecionado.
Obs.:
Somente será possível escolher as negociações que forem do tipo
"Crédito" e que possuirem a baixa na venda, campo "Baixa e Atendim. de
Pedidos" selecionado a opção "Na Venda" no cadasto de Negociações
(Aplicativo Integrado, Cadastros, Tabelas, Tabelas Genéricas, aba
Negociação).
Ao
clicar no botão "Processar" desta mesma tela (primeiro botão da barra
lateral direita) o sistema irá mostrar em mensagem o número de pedidos
que estão sendo atendidos no momento e iniciar o processo de
atendimento, para cada pedido atendido, ele irá imprimir o relatório de
atendimento, caso a impressora tenha sido informada, caso o contrário
ele atende o pedido e passa imediatamente para o próximo pedido e assim
sucessivamente até terminar todos os pedidos filtrados.
Caso
algum pedido não possa ser atendido por falta de produto no estoque ou
por algum outro motivo, o sistema irá apresentar no final do processo
uma tela de mensagem indicando quais pedidos não poderam ser atendidos e
por qual motivo.
Alguns possíveis bloqueios no atendimento de um pedido: - Produto sem estoque atual suficiente e usuário sem o nível de acesso "4.01.11.013 - Permitir Venda sem Estoque". -
Produto sem estoque livre e opção "Bloqueia Venda sem Estoque Livre"
marcada no cadastro de Produtos (Aplicativo Integrado, Cadastros,
Produtos, Acabados, aba Produto). - Produto sem estoque no lote para atender. -
Usuário sem permissão para alteração da negociação, pois a negociação
escolhida está bloqueada para a zona de atuação do cliente. (Aplicativo
Integrado, Clientes, Zona de Atuação, campo Negociação Bloqueada). A
Zona de Atuação no cadastro do cliente fica em (Aplicativo Integrado,
Cadastros, Clientes, Clientes, aba Compl., campo Zona de Atuação). -
Cliente com a negociação bloqueada, no cadastro do cliente (Aplicativo
Integrado, Cadastros, Clientes, Clientes, aba Negociação Bloqueadas),
caso a negociação esteja selecionada para o cliente e for utilizada para
realizar o atendimento em lote, o usuário deverá ter o seguinte nível
de acesso "4.01.01.010 - Permite venda para clientes com negociação
bloqueada".
Parâmetros Envolvidos Através do aplicativo Integrado / menu Utilitários / Parâmetros de Sistema / aba Parâmetros Gerais.
Parâmetros: - "4.18.311 - BLOQUEIA VENDA EM ABERTO POR REPRES.", deve estar com o valor igual a "Não". - "4.18.459 - HABILITA TELA DE GERENCIAMENTO DE PEDIDOS", deve estar com o valor igual a "Sim". - "4.18.469 - BAIXA LOTE DE PRODUÇÃO NA ENTREGA DE MERCADORIA", deve estar com o valor igual a "Sim" ou "Não".
Através do aplicativo Integrado / menu Utilitários / Manutenção de Usuários / aba Níveis Usuários.
Busque pelos níveis: - "4.60.01.015 - Atendimento de pedido em lote", deve estar liberado para o usuário. - "4.60.01.016 - Processa atendimento de pedido em lote", deve estar liberado para o usuário. - "4.01.11.013 - Permitir Venda sem Estoque". - "4.01.01.010 - Permite venda para clientes com negociação bloqueada".