Melhorias no processo de geração de contatos para clientes e melhoria no processo de relação de representante de venda com o cliente - NT 0059-2016
Resumo da Nota Nesta O.S foi melhorado alguns processo de geração de contatos e visistas para clientes, onde existiam algumas dificuldades para este lançamento. E também foi criado um novo processo que é ativado através de parâmetros, onde o usuário poderá classificar corretamente os representantes de vendas com o cliente, de acordo com o parametrizado no sistema.
Descrição I-) No Integrado - Cadastros - Clientes, ao selecionar um cliente e caso o usuário possuir o nível de usuário documentado no item IV liberado, o sistema habilita um grupo chamado "Contatos" onde o usuário pode lançar os contatos para o cliente. Este processo foi melhorado, pois existiam algumas dificuldades no lançamento e relatórios referente a este módulo. Para maiores informações de como utilizar este módulo agende um treinamento com a equipe de implantação de sistemas.
II-) No Integrado - Cadastros - Representantes - ao selecionar um representante e ir na aba Complementos, foi criado um novo parâmetro que está descrito no item III, caso o usuário habilite este parâmetro, o usuário deverá relacionar o representante a um usuário. Para isso na aba Representante, selecionar o usuário no campo "Usuário".
- Após isso, nas consulta de clientes pelos aplicativos Integrado, Balcão e Orçamento, caso o usuário logado no sistema possua um representante relacionado (processo acima), o sistema só irá mostrar os clientes relacionados ao Representante e clientes que não possuam representantes relacionados em seu cadastros.
- No Balcão e Orçamento o parâmetro documentado no item VI deverá estar com a opção "Completa" para que o processo acima funcione.
III-) Caso o parâmetro do item I estiver ativado, no Integrado - Operações - Pedido de Vendas - Informar Pedido, caso o cliente selecionado na venda e caso o mesmo não possua nenhum representante relacionado em seu cadastro, ao efetuar a venda o sistema irá relacionar automaticamente o representante da venda no cadastro do cliente.
IV-) Caso o parâmetro do item II estiver ativado, ao abrir o Integrado ele efetuará o seguinte processo: O sistema irá verificar se o usuário que efetuou o logon no sistema possui relação com algum representante, depois irá buscar todos os clientes relacionado ao representante, feito isso irá buscar a data do último pedido válido (não cancelado) para este cliente, caso a data seja menor que a quantidade de dias configurado no parâmetro em relação a data atual, o sistema irá retirar o representante relacionado ao cliente, pois ele ultrapassou o período configurado.
Segue um exemplo:
- O usuário "José" está relacionado ao Representante - "José Fulano".
- O representante "José Fulano" possui 30 clientes relacionados em seu nome no cadastro de cada um.
- O parâmetro está configurado para Sim, 30 dias;
- Ao entrar no sistema com o usuário "José", o sistema verificou que 10 dos 30 clientes do "José Fulano" não compram a mais de 30 dias, neste momento o representante "José Fulano", não estará relacionado com estes 10 clientes, e ele irá possuir somente 20 clientes em seu nome.
- E assim para todos os representantes envolvidos no processo e corretamente parametrizados.
Parâmetros Envolvidos Os parâmetros envolvidos no processo estão localizados no Integrado - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais:
I-) 4.18.615 - RELACIONA REPRESENTANTE AO CADASTRO DO CLIENTE NO ATO DA VENDA - Sim.
II-) 4.18.616 - DESVINCULA REPRESENTANTE DO CLIENTE SEM VENDAS EM UM PERÍODO - com as seguintes opções:
Não Sim, 15 dias Sim, 30 dias Sim, 45 dias Sim, 60 dias Sim, 75 dias Sim, 90 dias Sim, 120 dias Sim, 150 dias Sim, 180 dias Sim, 210 dias Sim, 240 dias Sim, 270 dias Sim, 300 dias Sim, 330 dias Sim, 360 dias Sim, 540 dias Sim, 720 dias
III-) No Integrado - Cadastros - Representantes - Aba Complementos foi criado um novo parâmetro chamado: "Ocultar Clientes relacionados a outros Representantes na Consulta de Clientes";
IV-) Nível de usuário para liberar o grupo de Agendamento de Contatos: No Integrado - Utilitários - Manutenção de Usuários - Cadastros e liberar o nível "Ocultar grupo Contatos";
VI-) 4.18.277 - MODELO CONSULTA CLIENTE BALCÃO/ORCAMENTO - com as seguintes opções: Simples e Completa.