Junção de bases de dados em Firebird - NT 0051-2016


Resumo da Nota

Foi criado um novo processo para juntar base de dados em firebird, onde o usuário poderá mesclar os dados de determinadas tabelas em uma única base de dados.


Descrição
No aplicativo Importação Padrão --> Atualizações --> Junção de Bases - Firebird, é possível juntar uma ou mais bases, sendo uma de cada vez, em uma única base de dados. Nesta tela o usuário deverá seguir o seguinte processo:

I-) Empresa - Ele deverá selecionar a "Empresa" para a qual deseja que os dados sejam importados. Porém a empresa já deverá estar cadastrada na base em que será importado os dados.

II-) Base de Origem - Após isso o usuário deverá selecionar o caminho onde se encontra o banco de dados FACILITE.fdb de origem, para o sistema preparar a importação.

III-) Próximo passo, o usuário deverá selecionar quais tabelas ele quer juntar na sua base de dados para a empresa selecionada:

- Cliente - O sistema irá validar se já existe o cliente cadastrado através do CNPJ ou CPF, caso ele já exista o sistema não efetuará a importação, caso não exista o sistema irá importar gerando um novo código para este cliente. Caso na base de origem o cliente não possua o CNPJ ou CPF cadastrado, o sistema irá importar o cliente e irá gerar um novo código para este na base de destino.

- Produto - O sistema irá importar os produtos da base de origem, para a base de destino, importado para a empresa informado no inicio do processo. Neste caso a tabela de Produtos com Grade também será importada. Atualmente o sistema não verifica a empresa de origem, ele irá pegar todos os produtos independente da empresa da base de origem.

- Fornecedor - O sistema irá validar se já existe o fornecedor cadastrado através do CNPJ ou CPF, caso ele já exista o sistema não efetuará a importação, caso não exista o sistema irá importar gerando um novo código para este fornecedor. Caso na base de origem o fornecedor não possua o CNPJ ou CPF cadastrado, o sistema irá importar o fornecedor e irá gerar um novo código para este na base de destino.

- Vendas (Pedidos) - O sistema irá importar os pedidos da base de origem para a base de destino, considerando os novos código de clientes gerado pela importação do cliente, ou seja, ele irá efetuar um DE (código antigo) PARA (código novo), para que não se perca o histórico de pedidos para o cliente.

- Notas Fiscais (Saída) - O sistema irá importar as notas fiscais da base de origem para a base de destino, considerando os novos código de clientes gerado pela importação do cliente, ou seja, ele irá efetuar um DE (código antigo) PARA (código novo), para que não se perca o histórico de notas fiscais para o cliente.

- Notas Fiscais (Entrada) - O sistema irá importar as notas fiscais de entrada da base de origem para a base de destino, considerando os novos código de fornecedores gerado pela importação do fornecedor, ou seja, ele irá efetuar um DE (código antigo) PARA (código novo), para que não se perca o histórico de notas fiscais de entrada para o fornecedor.

Observação: Está O.S foi desenvolvida para atender um caso específico de um cliente, ela poderá ser usada em outros casos, desde que possua os mesmos requisitos desta O.S.

Atenção: O sistema não verifica a empresa da base de origem, ele irá importar todos os dados independente da empresa de origem. Exemplo: Se a base de dados possuir empresa 01 e 02, o sistema irá importar os dados desta duas empresas, para a empresa selecionado no começo do processo.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos no processo.


» Nota Técnica