Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de Exportação - NT 0001-2015
Resumo da Nota Customizações no processo de Geração da NFe para contemplar emissão para outros Países.
Descrição O processo de Emissão de NFe de Exportação pode ser feito pela Paleta Nota Fiscal do Pedido de Vendas (Operações/ Pedido de Vendas/ Informar Pedido) ou através do Módulo de Notas Fiscais (Operações/ Notas Fiscais/ Manutenção de Notas Fiscais). Para a emissão correta desse tipo de Nota, é necessário efetuar os seguintes processos:
Cadastrar a Cidade de destino da NFe: Como a Nota Fiscal será enviado à outro País, o FACILITE não trará cadastrado automaticamente a Cidade. É necessário fazer o cadastro da mesma através do Cadastro de Cidades (Cadastros / Cidades / Cidade). Estando nesse Cadastro, informe no campo Estado a opção 'EX' (Exportação). No campo Descrição, informe o nome correto da cidade. No campo Cód. IBGE Cidade, informe '9999999'. Na sequência, no campo País, informe o País ao qual pertence a referida cidade. Na sequência, grave os dados informados na tela.
Cadastrar o Cliente de destino da NFe: Através do Cadastro do Cliente (Cadastros / Clientes / Clientes), efetue o cadastro do referido cliente. Informe os dados da mesma forma que é informado para os outros clientes. As únicas exceções são para os seguintes campos: No campo Cidade, informe a cidade cadastrada no ítem anterior. No Campo Estado, deixe fixo 'EX'. Não é necessário informar CNPJ/CPF e Inscrição Estadual/RG.
Emissão da NFe de Exportação pelo Pedido de Vendas: Estando no módulo de Pedido de Vendas (Operações / Pedido de Vendas / Informar Pedidos), gere o Pedido com o Cliente cadastrado, informe os ítens e vencimentos. Na Paleta Nota Fiscal, ao clicar no botão Gerar NFe, o aplicativo vai abrir uma tela onde será solicitado os seguintes campos: Sigla da UF de Embarque ou de transposição de Fronteira, Descrição do Local de Embarque ou de transposição de fronteira e Descrição do local de despacho. Preencha os campos conforme necessidade e clique no botão gravar. Feito isso, o processo de emissão da NFe continuará o mesmo. No XML, no final do mesmo, haverá uma TAG exclusivamente criada para informar esses dados. No DANFE, essas informações não são visíveis.
Emissão da NFe de Exportação pela Manutenção de Notas Fiscais: Estando no módulo de Manutenção de Notas Fiscais (Operações / Notas Fiscais / Manutenção de Notas Fiscais), gere a Nota Fiscal da mesma maneira que é feita para as outras NFes, informando o cliente correto. Após incluir os produtos, vencimentos e mensagens, na Paleta Notas Fiscais Geradas, ao clicar no botão Gerar NFe, o sistema vai abrir uma tela onde será solicitado os seguintes campos: Sigla da UF de Embarque ou de transposição de Fronteira, Descrição do Local de Embarque ou de transposição de fronteira e Descrição do local de despacho. Preencha os campos conforme necessidade e clique no botão gravar. Feito isso, o processo de emissão da NFe continuará o mesmo. No XML, no final do mesmo, haverá uma TAG exclusivamente criada para informar esses dados. No DANFE, essas informações não são visíveis.
Parâmetros Envolvidos Não há parâmetros diretamente envolvidos nesse processo. No entanto, é necessário se atentar à CFOP que será outra para NFe de Exportação. Assim também quanto à CST e demais impostos do Produto. Orientamos que busque informações junto à Contabilidade de seu cliente para garantir que a NFe seja emitida utilizando a tributação apropriada para ele.