Criação de Relatório de Pedidos por Cargas com Cobrança - NT 0104/2022

Resumo da Nota Técnica
Com base no arquivo "REL_PEDIDOSPORCARGACOMCOBRANCA.FR3" foi desenvolvido um novo relatório de Pedido de Venda por Carga com Cobrança nomeado como "REL_PEDIDOSPORCARGACOMCOBRANCAVR.FR3".

Além disso, foi corrigido uma falha referente ao valor total do relatório de Pedido de Venda por Carga com Cobrança, "REL_PEDIDOSPORCARGACOMCOBRANCA.FR3". 

Detalhes da Nota Técnica

A partir dessa versão do sistema, foi desenvolvido um novo relatório de Pedido de Venda por Carga com Cobrança nomeado como "REL_PEDIDOSPORCARGACOMCOBRANCA.FR3", tendo como base o arquivo "REL_PEDIDOSPORCARGACOMCOBRANCA.FR3".

Esse novo relatório possui algumas propriedades novas que são:

  1. -) 5 novas colunas nomeadas como PEDIDO, COD. E NOME DO CLIENTE, VALOR, F. Pagto. e VENDEDOR que apresentam , respectivamente, as informações de:
      • - Numero do Pedido de Venda
      • - Código e Nome do Cliente
      • - Valor Total do Pedido de Venda
      • - Dias de Vencimento e Forma de Pagamento
      • - Nome do Vendedor/Representante
  2. -) Fonte do relatório em Courier New

Além disso, foi constatado no Relatório "REL_PEDIDOSPORCARGACOMCOBRANCA.FR3" que alguns Valores Totais dos Pedidos de venda estavam incongruentes. A partir dessa versão, ao utilizar esse relatório para a impressão , o mesmo apresentará o valor correto dos pedidos de venda.

Esse relatório é gerado através dos Aplicativos Facilite - Integrado e pode ser acessado efetuando os seguintes passos:  

  1. ) Os arquivos REL_PEDIDOSPORCARGACOMCOBRANCAVR.FR3 e REL_PEDIDOSPORCARGACOMCOBRANCAVR.SQL devem estar na pasta :[UNIDADE]:\Sinco\Integrado\Relatorios;  
  2. ) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;
  3. ) Escolher o caminho Operações, Pedido de Vendas - clicar no botão  - ;
  4. )Coloque a Descrição "Relatório de Pedidos por Carga com Cobrança" e escolha o arquivo "REL_PEDIDOSPORCARGACOMCOBRANCAVR.FR3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Em seguida, escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique em   para salvar as alterações;
  5. Aparecerá a tela 
  6. Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:

 __________________________________________________________________________________________________________

|ID|Nome do Parâmetro |Nome do Parâmetro para o Usuário |Tipo do Parâmetro                |Obrigatório?| 

|---|-----------------------------------------------------------------------------|-------------------------------------------------------| 

|1 |EMPRESA                 |Código da Empresa                          |Campo Relacional(Consulta) |      Sim     |

|2 |DATAINICIAL             |Data Inicial                                        |Data                                       |      Sim     |

|3 |DATAFINAL               |Data Final                                          |Data                                       |      Sim     |

|4 |CARGA                      |Carga                                                |Campo Relacional(Consulta) |      Não    |

|5 |VEICULO                   |Placa do Veículo                               |Texto                                      |      Não    |

|6 |CLIENTE                    |Código do Cliente                             |Campo Relacional(Consulta) |      Não    |

|7 |CIDADE                      |Cidade                                              |Campo Relacional(Lista)        |      Não   |

|8 |REPRESENTANTE    |Código do Representante                 |Campo Relacional(Consulta) |      Não   |

|9 |COBRANCA                |Cobrança                                          |Campo Relacional(Lista)       |      Não   |

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de configurado clicar no botão "Próximo" até a etapa 03/05;  

7.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve ser escolhido o campo que vai ser usado na tela de consulta. As tabelas ficarão da seguinte forma:

 _____________________________________    ______________________________________________

|ID|Nome do Parâmetro   |Campo Relacionado|   |ID|Nome do Campo      |Nome do Campo para o Usuário|

|--|-------------------------------|--------------------------|    |---|-----------------------------|-------------------------------------------|

|1 |EMPRESA                   |EMP_CODIGO       |    |1 |EMP_CODIGO        |Nome_Desejado                            |

|4 |CARGA                        |CAR_NUMERO     |    |2 |EMP_DESCRICAO  |                                                       |

|6 |CLIENTE                     |CLI_CODIGO         |    |3 |EMP_ENDERECO   |                                                       |

|7 |CIDADE                       |CID_DESCRICAO  |    |4 |EMP_CIDADE         |                                                       |

|8 |REPRESE                   |REP_CODIGO        |    |5 |EMP_BAIRRO         |                                                       | 

|9 |COBRA                        |COB_DESCRICAO |    |6 |EMP_CGC               |                                                      |

---------------------------------------------------------------|   |-----------------------------------------------------------------------------|


 Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta ao digitar um nome na coluna "Nome do Campo para o Usuário". Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo". 


     8.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.

     9.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela [1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório. Insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo, vai ser apresentado a tela de impressão. 

     10.) Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!". 

     11.)Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado. Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatórios Fast.

Esse relatório é utilizado no Aplicativo Facilite - Comércio e pode ser utilizado em : 

Relatórios Fast - Operações - Pedido de Vendas - Pedido de Venda por Carga com Cobrança"

Questões :

  1. Qual é o nome do novo Relatório desenvolvido? 

     a) ⬜ REL_PEDIDOSPORCARGACOMCOBRANCAVR.FR3

     b) ⬜ REL_PEDIDOSPORCARGACOBRANCAVR.FR3     

     c) ⬜ REL_PEDIDOSPORCARGACOMCOBRANCA.FR3   

     d) ⬜ RELPEDIDOSPORCARGACOMCOBRANCAVR.FR3r

  2. ) Qual é o nome do Relatório que recebeu o ajuste?

    a) ⬜ REL_PEDIDOSPORCARGACOMCOBRANCAVR.FR3

    b) ⬜ REL_PEDIDPORCARGACOMCOBRANCA.FR3      

    c) ⬜ REL_PEDIDOSPORCARGACOMCOBRANCA.FR3 

    d) ⬜ REL_PEDIDOSPORAGACOMCOBRANCA.FR3 

  3. ) Quais aplicativo é utilizado para acessar relatórios?

    a) ⬜ Facilite - Integrado

    b) ⬜ Facilite - Comanda    

    c) ⬜ Facilite - Orçamento 

    d) ⬜ Facilite - Balcão

Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.


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