Desenvolvimento de Relatório de Contas a Receber - NT 0114/2022

Resumo da Nota Técnica

Com base no arquivo "RELCONTASRECEBERGERENCIAL_TIPOPESSOA.FR3" foi desenvolvido um novo Relatório de Contas a Receber no Período por Tipo Pessoa nomeado como "RELCONTASRECEBERGERENCIAL_TIPOPESSOACORRECAODET.FR3".

Detalhes da Nota Técnica

A partir dessa versão do sistema, foi desenvolvido um novo Relatório de Contas a Receber no Período por Tipo Pessoa nomeado como "RELCONTASRECEBERGERENCIAL_TIPOPESSOACORRECAODET.FR3", tendo como base o arquivo "RELCONTASRECEBERGERENCIAL_TIPOPESSOA.FR3".

Nesse novo modelo será possível visualizar o Valor original na venda, o Valor com Juros, o Valor da Multa e o Valor Total (Juros + Multa + Valor Original).

Além disso, foi criado um novo tipo relatório que Ordenará as informações do relatório de acordo com a escolha do tipo de filtro. Exemplo:

  • - Tipo de Ordenação = C - As informações serão ordenadas pelo código do Cliente.
  • - Tipo de Ordenação = A - As informações serão ordenadas em Ordem Alfabética de acordo com o nome do Cliente.

Esse relatório é desenvolvido para o aplicativo "CPSQL" do "Facilite - Comércio" e pode ser utilizado através dos seguintes procedimentos:

  1. ) Os arquivos "RELCONTASRECEBERGERENCIAL_TIPOPESSOACORRECAODET.fr3" e "RELCONTASRECEBERGERENCIAL_TIPOPESSOACORRECAODET.SQL" devem estar na pasta :[UNIDADE]:\Sinco\Integrado\Relatorios
  2. ) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;
  3. ) Escolher o caminho Relatórios -> Financeiro -> Contas a Receber -> clicar no botão " + SubItem";
  4. Coloque a Descrição como "Ger. C. à Receber no Período p/T.Pessoa e Correção Detalhado" e escolha o arquivo "RELCONTASRECEBERGERENCIAL_TIPOPESSOACORRECAODET.fr3" na pasta que foi salvo, descrito no passo "1.". Depois selecione os usuários que terão acesso a este relatório e clique para salvar as alterações no botão "gravar"(desenho de disquete);
  5. ) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL; 
  6. ) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma: 

 ________________________________________________________________________________________

|ID|Nome do Parâmetro |Nome do Parâmetro para o Usuário      |Tipo do Parâmetro                     |Obrigatório? | 

|---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------| 

|1 |EMPRESA                 |Código da Empresa                                   |Campo Relacional(Consulta) |       Sim        |

|2 |CLIENTE                   |Código do Cliente                                      |Campo Relacional(Consulta) |        Não       |

|3 |COBRANCA              |Cobrança                                                   |Campo Relacional(Lista)        |        Não       |

|4 |PORTADOR              |Portador                                                     |Campo Relacional(Lista)        |        Não       |

|5 |VENCINICIAL            |Data de Vencimento Inicial                        |Data                                        |        Não       |

|6 |VENCIFINAL             |Data de Vencimento Inicial                         |Data                                       |        Não       |

|7 |BAIXAINICIAL           |Data de Baixa Inicial                                   |Data                                       |        Não       |

|8 |BAIXAFINAL             |Data de Baixa Final                                    |Data                                        |        Não       |

|9 |LANINICIAL              |Data de Lançamento Inicial                        |Data                                        |        Não       |

|10|LANFINAL               |Data de Lançamento Final                          |Data                                        |        Não       |

|11|BAIXADOSN           |Situação(A=Abertos/B=Baixados/T=Todos)|Texto                                       |        Não       |

|12|ZONA                      |Código da Zona de Atuação                        |Campo Relacional(Consulta)  |        Não       |

|13|TIPOCLIENTE        |Código do Tipo de Cliente                           |Campo Relacional(Consulta)  |         Não      |  

|14|TIPOCGC               |Tipo Pessoa (J-Jurídica/F-Física)                |Texto                                       |         Não      |

|15|ORDENAÇÃO        |T.Ordenação(C-Código/A-Ord.Alfabética)    |Texto                                       |        Não       | 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de configurado clicar no botão "Próximo" até a etapa 03/05;

     7.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela            relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré-configurado e na tabela da direita deve ser escolhido o campo que vai ser  usado na tela de consulta. As tabelas ficarão da seguinte forma:

 _____________________________________   ________________________________________________

|ID|Nome do Parâmetro   |Campo Relacionado|   |ID|Nome do Campo         |Nome do Campo para o Usuário |

|---|------------------------------|---------------------------|   |-------------------------------------------------------------------------------|

|1 |EMPRESA                   |EMP_CODIGO        |   |1 |EMP_CODIGO            |Nome_Desejado                           |

|2 |CLIENTE                     |CLI_CODIGO          |   |2 |EMP_DESCRICAO      |                                                      |

|3 |COBRANCA                |COB_DESCRICAO |   |3 |EMP_ENDERECO       |                                                      |

|4 |PORTADOR                |POR_DESCRICAO |   |4 |EMP_CIDADE              |                                                      |

|12|ZONA                         |ZONA_CODIGO      |   |5 |EMP_BAIRRO              |                                                      |  

|13|TIPOCLIENTE           |TIP_CODIGO           |   |6 |EMP_CGC                   |                                                       |

--------------------------------------------------------------|   |---------------------------------------------------------------------------------|

  Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta ao digitar um nome na coluna "Nome do Campo para o Usuário".Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo". 

     8.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.

     9.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela [1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório. Insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo, vai ser apresentado a tela de impressão. 

     10.) Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!". 

     11.)Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado. Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatórios Fast --> Financeiro --> Contas a Receber --> Gerencial de Contas a Receber no Período por Tipo Pessoa e Correção Detalhado ".

Questões

  1. ) Qual é o nome do novo Relatório?

     a) ⬜ REL__CONTASRECEBERGERENCIAL_TIPOPESSOA.FR3

     b) ⬜ RELCONTASRECEBERGERENCIAL_TIPOPESSOACORRECAODET.fr3        

     c) ⬜ REL_CONTAS_RECEBER_GERENCIAL_TIPOPESSOACORRECAODET.fr3  

     d) ⬜ REL_CONTASa_RECEBERGERENCIAL_TIPOPESSOA.FR3

  2. ) Quais são as propriedades que devem ser utilizadas no filtro de Ordenação?

    a) ⬜ C - Código | A - Alfabética

    b) ⬜ V - Valor  | J - Juros   

    c) ⬜ M - Multa  | J - Jurídico

    d) ⬜ P - Pessoa | C - Código 

  3. ) Esse relatório foi desenvolvido para qual aplicativo?

    a) ⬜ Facilite - Comércio

    b) ⬜ Facilite - Comanda    

    c) ⬜ Facilite - Balcão 

    d) ⬜ Inpera


Parâmetros Envolvidos

 Não há parâmetros envolvidos no processo.



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