Agora
é possível finalizar vendas nos aplicativos Comanda e Balcão utilizando a
máquina Pago Point da Mercado Pago. Após configuração é possível finalizar uma
venda com uma cobrança específica vinculada ao Mercado Pago. A intenção de
pagamento é enviada ao dispositivo e o retorno é interpretado no Facilite,
confirmando ou não a efetivação do pagamento.
Detalhes da Nota Técnica
1) Configurações
1.1)
Criação
de access_token (OAuth)
Para realizar as transações com o
Mercado Pago é necessário que a empresa autorize a aplicação do integrador, no
caso, a TDP, para gerar o acess_token.
Através do aplicativo Comanda, menu
Monitoramento, botão [F12] Operações, botão [F7] Marcado Pago é aberta a tela “[1694]
FACILITE – Mercado Pago”. Se não existir nenhuma configuração é apresentada uma
mensagem, indicando ao usuário que a tela de configuração será aberta
automaticamente. Se já houver alguma configuração, é necessário clicar no botão
[F6] Configuração da tela.
O código da empresa deve ser informado
no campo “Empresa” e, em seguida, clicar no botão “[F6] Criar URL”. Os campos “cliente_id
TDP” e “cliente_secret TDP” são exclusivos da TDP e necessários para a criação
da URL. Portanto, estes campos não permitem a edição.
Ao clicar no botão para criar a URL, é
aberta uma outra tela com uma URL montada, específica do integrado TDP, que
deve ser copiada e colada em algum navegador web (Edge, Google Chrome, Opera,
Firefox, etc.) Antes de colar a URL no campo de endereço é necessário que seja
feito o login da empresa na conta do Mercado Pago, para que seja reconhecido para
qual usuário Mercado Pago será pedida a permissão de acesso.
Após
colar e ir para a página no navegador, é aberta uma tela especificando o aplicativo
Facilite cuja permissão de acesso está sendo solicitada. Ao permitir o acesso, a
página da TDP abrirá e, no campo de endereço da URL constará um código que será
utilizado nas configurações do aplicativo Facilite Mercado Pago. A estrutura da
URL retornada é semelhante a essa:
Deve
ser copiado o código que aparece entre o sinal de igual (=) e o e comercial
(&), neste caso: TG-62d7ec5f54add00013ab6ee5-1139694777
Voltando
na tela do aplicativo “[1694] FACILITE – Mercado Pago” este código deve ser
colado no único campo onde é permitida a edição. Após o preenchimento do campo,
clicar em “[F4] Confirmar”. Todo o processo de geração do access_token é
realizado e será retornada uma mensagem de criação executada corretamente.
Será
retornada para a tela de configurações e, ao informar a empresa são
apresentados os dados capturados na geração do access_token. Estes campos que foram
preenchidos automaticamente não são editáveis pois são utilizados para a
geração do refresh_token.
O
access_token tem validade e, a partir destes dados retornados pelo Mercado
Pago, é feita a renovação do código automaticamente pelo sistema Facilite. Este
processo é invisível ao usuário.
O campo "Ambiente de Teste" deve ser selecionado somente se for utilizada a configuração de homologação. Caso contrário, a intenção de pagamento não será efetuada corretamente, gerando erros no processo.
O campo "Live Mode" deve ser selecionado para trabalhar com o ambiente de produção.
1.2)
Vinculação
do dispositivo
Depois
da geração do access_token é necessário a vinculação da máquina Pago Point com
a conta Mercado Pago. Ao ligar o dispositivo é apresentado um QRCode que deve
ser lido pelo celular e será acessada a conta do Mercado Pago para a vinculação.
No
Facilite Mercado Pago, na tela de configurações, após informar a empresa é
habilitado o grupo de dados referente ao dispositivo. Os dispositivos podem ser
adicionados um a um, manualmente, mas há o recurso de consultar os dispositivos
vinculados à conta do Mercado Pago e incluí-los na configuração da empresa no
Facilite.
Através
do botão “[F7] Obter dispositivos” é realizada a consulta no Mercado Pago e são
gravados todos os dispositivos disponíveis. Na configuração de fábrica o modo
de operação do dispositivo é STANDALONE, ou seja, o dispositivo realiza
transações independente de uma integração.
Para
que o dispositivo trabalhe com integração é preciso selecioná-lo na tabela dos
dispositivos, no grupo “Devices da Empresa” e clicar no botão “[F8] Alterar
modo de Operação”. Este processo deve ser feito para cada device,
individualmente.
Um
dos dispositivos, ou o único, caso exista somente um, deve ser indicado como
dispositivo ativo, selecionado o campo “Ativo” e gravando os dados. O
aplicativo Facilite Mercado Pago utilizará o dispositivo configurado como ativo
para realizar as transações.
1.3)
Meios
de pagamento e vínculo com cobrança
Ainda
na tela de configurações do Facilite Mercado Pago, clicar no botão “[F3]
Capturar Meios de Pagamento” para que sejam gravados todos os possíveis meios
de pagamento aceitáveis pelo Mercado Pago.
No
aplicativo Integrado, menu Cadastros, Tabelas, Cadastro de Cobrança é possível
vincular as cobranças com os meios de pagamento do Mercado Pago. Existem dois
novos campos na tela de cadastro de cobrança:
Comunicação
com Carteira Digital -> se este campo estiver preenchido com o valor “Mercado
Pago”, ao selecionar a cobrança na finalização de venda dos aplicativos Balcão
ou Comanda, será chamada a tela de processos do Mercado Pago. Mais de uma
cobrança pode ser configurada como carteira digital do Mercado Pago;
Meio
de Pagamento Mercado Pago -> neste campo deve ser informado o meio de
pagamento do Mercado Pago que receberá os valores, conforme resposta de
pagamento efetuado, pelo Mercado Pago.
Com
essas possibilidades de configuração da cobrança, pode ser trabalhado de duas
maneiras diferentes:
a)
Configurar
cobranças diferentes para cada meio de pagamento do Mercado Pago, sendo registrada
a venda na cobrança retornada na confirmação do pagamento do dispositivo;
b)
Configurar
somente uma cobrança com a carteira digital Mercado Pago, sem especificar o
meio de pagamento, e todas as vendas serão registradas nesta cobrança, sendo
possível conferir o valor recebido no dia, no Facilite com o valor do dia no
Mercado Pago.
2)
Finalização
de venda com cobrança Mercado Pago
2.1) Aplicativo
Comanda
Ao abrir a tela
de finalização da comanda, a cobrança configurada será listada e, ao selecioná-la
para realizar a finalização é aberta uma tela informando o envio de dados de
intenção de pagamento ao dispositivo Mercado Pago.
Até que seja
feita alguma ação no dispositivo, o aplicativo Facilite Mercado Pago fica aguardando,
realizando consultas para verificar o status da intenção de pagamento. Se a
operação for cancelada no dispositivo ou, por algum motivo, não for aprovada,
será retornada a reprovação do pagamento e a comanda não será finalizada.
Se o pagamento
for realizado corretamente no dispositivo, será retornado o código do
pagamento, juntamente com o valor recebido o meio de pagamento. O valor é
registrado conforme o meio de pagamento configurado no Integrado e, caso não
haja nenhum, é registrado na cobrança previamente selecionada.
2.2) Aplicativo
Balcão
Processo
semelhante ao do aplicativo Comanda: ao finalizar a venda no Balcão com a
cobrança vinculada à carteira digital Mercado Pago é aberta a tela que envia a
intenção de pagamento ao dispositivo, aguarda o retorno e processa o pagamento.
3)
Gerenciamento
de transações
É
possível realizar o cancelamento das transações com o Mercado Pago. Existem
dois tipos de cancelamentos: o da intenção de pagamento (quando o dispositivo
ainda não processou o pedido de pagamento) e o do pagamento (após aprovação de pagamento).
Ao
selecionar a transação para realizar o cancelamento é verificado se a mesma é
da intenção de pagamento ou do pagamento e o devido cancelamento é processado
ao clicar no botão “[F5] Cancelar Transação”.
3.1)
Aplicativo Comanda -> para acessar a tela de gerenciamento de transações do
Mercado Pago, acessar o menu Monitoramento, botão [F12] Operações, botão [F7] Mercado
Pago é aberta a tela “[1694] FACILITE – Mercado Pago”. Aparecerão somente as transações
do Mercado Pago que foram efetuados com o aplicativo Comanda.
3.2)
Aplicativo Balcão -> para acessar a tela de gerenciamento de transações do
Mercado Pago, clicar no botão [F8] Operações, ”Gerenc. Mercado Pago” e é aberta
a tela “[1694] FACILITE – Mercado Pago”. Aparecerão somente as transações do
Mercado Pago que foram efetuados com o aplicativo Balcão.
1) Em quais aplicativos Facilite é possível realizar vendas com o Mercado Pago?
a) CobBancaria e Config_Balanca;
b) Integrado e LeBombas;
c) Balcão e Comanda;
d) Monitor_WillTech e NFeFacilite.
2) Quais são os tipos de transação do Mercado Pago passíveis de cancelamento?
a) Pagamento e intenção de pagamento;
b) Pagamento e bloqueio de cartão;
c) Recusa de pagamento e reembolso do valor;
d) Intenção de pagamento e recusa de pagamento;
3) Qual é o campo do cadastro de cobrança que deve ser preenchido para que o aplicativo Facilite_MP envie a intenção de pagamento para o dispositivo Mercado Pago?