Novo Relatório de Contas a Receber no Período com Correção Detalhado - NT 0126/2022


Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão, foi desenvolvido um novo relatório de Contas a Receber no Período com Correção Detalhado, onde que nesse novo modelo será possível visualizar o Valor original na venda, Valor com Juros, Valor da Multa e o Valor Total. 

Detalhes da Nota Técnica

A partir dessa versão do sistema, foi desenvolvido um novo Relatório de Contas a Receber no Período com Correção Detalhado, nomeado como "RELCONTASRECEBERGERENCIALCORRECAODET.FR3", tendo como base o arquivo RELCONTASRECEBERGERENCIAL.FR3.

Nesse novo modelo será possível visualizar o Valor original na venda, o Valor com Juros, o Valor da Multa e o Valor Total (Juros + Multa + Valor Original).

Além disso, foi criado um novo filtro que Ordenará as informações do relatório de acordo com a escolha do tipo de filtro. Exemplo:

- Tipo de Ordenação = C - As informações serão ordenadas pelo código do Cliente.

- Tipo de Ordenação = A - As informações serão ordenadas em Ordem Alfabética de acordo com o nome do Cliente. 

Esse relatório é desenvolvido para o aplicativo "CPSQL" do "Facilite - Comércio" e pode ser utilizado através dos seguintes procedimentos:

1.) Os arquivos "RELCONTASRECEBERGERENCIALCORRECAODET.FR3" e "RELCONTASRECEBERGERENCIALCORRECAODET.SQL" devem estar na pasta "[UNIDADE]:\Sinco\Integrado\Relatorios"; 

2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;

3.) Escolher o caminho Relatórios -> Financeiro -> Contas a Receber -> clicar no botão " + SubItem"; 

4.) Coloque a Descrição como "Contas a Receber no Período com Correção Detalhado" e escolha o arquivo "RELCONTASRECEBERGERENCIALCORRECAODET.FR3" na pasta que foi salvo, descrito no passo 1. Depois selecione os usuários que terão acesso a este relatório e clique para salvar as alterações no botão "gravar"(desenho de disquete); 

5.) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL; 

6.) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:

 ______________________________________________________________________________________

|ID|Nome do Parâm. | Nome do Parâmetro para o Usuário          |Tipo do Parâmetro               |Obr?|

|-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------| 

|1 |EMPRESA            |Código da Empresa                                    |Campo Relacional(Consulta)|Sim |

|2 |CLIENTE              |Código do Cliente                                       |Campo Relacional(Consulta)|Não |

|3 |COBRANCA         |Cobrança                                                    |Campo Relacional(Lista)      |Não |

|4 |PORTADOR         |Portador                                                      |Campo Relacional(Lista)      |Não |

|5 |VENCINICIAL       |Data de Vencimento Inicial                         |Data                                      |Não |

|6 |VENCIFINAL        |Data de Vencimento Inicial                         |Data                                      |Não |

|7 |BAIXAINICIAL      |Data de Baixa Inicial                                   |Data                                      |Não |

|8 |BAIXAFINAL        |Data de Baixa Final                                     |Data                                      |Não |

|9 |LANINICIAL         |Data de Lançamento Inicial                         |Data                                      |Não |

|10|LANFINAL           |Data de Lançamento Final                         |Data                                     |Não |

|11|BAIXADOSN       |Situação(A=Abertos/B=Baixados/T=Todos)|Texto                                     |Sim |

|12|ZONA                  |Código da Zona de Atuação                        |Campo Relacional(Consulta)|Não |

|13|ORDENAÇÃO    |T.Ordenação(C-Código/A-Ord.Alfabética)   |Texto                                      |Não |

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Depois de configurado clicar no botão "Próximo" até a etapa 03/05; 

7.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve ser escolhido o campo que vai ser usado na tela de consulta. As tabelas ficarão da seguinte forma:

 ______________________________________

|ID| Nome do Parâmetro   |Campo Relacionado||

|----------------------------------|----------------------------|

|1 |EMPRESA                    |EMP_CODIGO        

|2 |CLIENTE                      |CLI_CODIGO           

|3 |COBRANCA                 |COB_DESCRICAO  

|4 |PORTADOR                 |POR_DESCRICAO  

|12|ZONA                          |ZONA_CODIGO 

|13|TIPOCLIENTE            |TIP_CODIGO            

-----------------------------------|-----------------------------|


Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta ao digitar um nome na coluna "Nome do Campo para o Usuário", Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo". 

8.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa. 

9.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão. 

10.)Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!". 

11.)Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado. Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatórios Fast -  Financeiro  -  Contas a Receber  - "Contas a Receber no Período com Correção Detalhado" 


Questões:

1) Qual é o nome do novo Relatório? 

 a) [ ] RELCONTASRECEBERGERENCIAL.FR3

 b) [ ] RELCONTASRECEBERGERENCIAL_TIPOPESSOACORRECAODET.fr3 

 c) [ ] RELCONTASRECEBERGERENCIALCORRECAODET.FR3

 d) [ ] REL_CONTAS_RECEBERGERENCIAL_TIPOPESSOA.FR3


2) Quais são as propriedades que devem ser utilizadas no filtro de Ordenação?

 a) [ ] C - Código | A - Alfabética  

 b) [ ] V - Valor  | J - Juros 

 c) [ ] M - Multa  | J - Jurídico 

 d) [ ] P - Pessoa | C - Código  


3) Esse relatório foi desenvolvido para qual aplicativo? 

 a) [ ] Facilite - Comércio

 b) [ ] Facilite - Comanda 

 c) [ ] Facilite - Balcão 

 d) [ ] Inpera


Parâmetros Envolvidos

1) Utilitário -> Parâmetros do Sistema -> Contas a Receber -> campo, Cálculo de Juros.

2) Cadastros -> Empresas -> Parâmetros -> Campo, Financeiro -> Carência, Juros e Multa.

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