Configurar o BACKUP do banco de dados do FACILITE no Google Drive automático - OT 011/19
Setor....................: Departamento de Suporte Data.....................: 24/10/2019 Número da OT....: 000011 Documentação...: Maicon Douglas Ribeiro Pauro Homologação.....: Bruno Moreira da Silva
OCORRÊNCIA Configurar o BACKUP do banco de dados do FACILITE no Google Drive automático.
SOLUÇÃO O primeiro passo é configurar o BACKUP no PBackup.exe, o aplicativo de BACKUP do FACILITE, marcando os campos de acordo com o demonstrado na figura abaixo.
Figura 1
Após isso baixe e instale o aplicativo GOOGLE DRIVE para desktop: installbackupandsync.exe
Crie uma nova conta Google para o cliente, exemplo: clientetdp@gmail.com, com uma senha consideravelmente segura. É necessária a validação de um número de celular para criar a conta. Pode ser usada o mesmo número para todos os clientes.
Atenção! ANOTE OS DADOS DE LOGIN, USUÁRIO E SENHA, EM ALGUM LUGAR ONDE POSSAM SER CONSULTADOS POSTERIORMENTE PARA RECUPERAÇÃO DO BACKUP!
Após a instalação do Google Drive para Desktop. Siga os seguintes passos para configurar o Upload automático dos arquivos.
Figura 3
Faça Login com a Conta Google criada para o cliente.
Figura 4
Após o Login, aparecerá a seguinte tela, clique no campo ESCOLHER PASTA, selecionado em vermelho e selecione a pasta onde fica o BACKUP do FACILITE.
Figura 5
Se não for utilizado caminhos alternativos, geralmente fica em UNIDADE:\Sinco\Integrado\BACKUP\FACILITE. Desmarque as outras opções que não sejam a pasta do FACILITE e clique em PRÓXIMA, com a marcação em vermelho.
Figura 6
Na próxima página selecione a segunda opção como na imagem abaixo e clique no botão INICIAR no rodapé.
Figura 7
Após isso o GOOGLE DRIVE para Desktop ficará na bandeja do Windows e fará a sincronização sempre que houver um novo arquivo de BACKUP gerado pelo FACILITE dentro da pasta.
Para acessar os arquivos que foram para a nuvem, acesse de qualquer lugar a página do Google Drive