Novo módulo de transmissão da NFC-e para Simples Nacional - NT 0040-2019
Resumo da Nota
Foi criado um novo módulo de geração e transmissão da NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica). Este novo módulo permite que a NFC-e seja gerada e transmitida em segundos, pois a tecnologia utilizada torna o processo mais ágil. Por enquanto, somente as empresas com o tipo de regime tributário "Simples Nacional" poderão utilizá-lo.
Descrição
Este novo módulo possui diversas melhorias relacionadas ao processo da criação e transmissão da NFC-e. Dentre os resultados apresentados, o mais satisfatório é o tempo, onde foi constatada uma redução relevante. O tempo decorrido entre a gravação da NFC-e no banco de dados e o envio à SEFAZ foi diminuído em 10 vezes, levando em torno de 3 segundos.
A otimização foi incluída em todos os módulos onde possam ser geradas NFC-es:
* Aplicativo Comanda - após a finalização de uma comanda ou no gerenciamento da mesma; * Aplicativo Integrado - após a finalização de um pedido de venda ou na tela de emissão de notas fiscais; * Aplicativo Venda Balcão - após a finalização de uma venda.
A emissão de NFC-e deve estar configurada no aplicativo ConfigECF, na guia "Balcão", o campo "Modelo da Impressora Fiscal (ECF)". A versão da NFC-e deve ser a 4.00, configurada através do parâmetro "4.18.668 - VERSÃO DO LAYOUT DA NF-E/NFC-E". Ao configurar o parâmetro 4.18.683 - MÓDULO DE NF-E / NFC-E ATIVO com o valor "TDPNFEXE8.BPL" é possível utilizar o novo módulo de geração e transmissão da NFC-e. O correto funcionamento do processo é garantido para todos os sistemas operacionais homologados, que são: Windows 7 32 bits - Service Pack 1, Windows 7 64 bits, Windows 8, Windows 10, Windows Server 2008 R2, Windows Server 2012 e Windows Server 2016. Na atualização do sistema, é criada uma nova pasta, dentro da pasta dos sistemas, chamada BIN. Dentro dela, estarão todos os arquivos necessários para o correto funcionamento do novo módulo.
Nesta etapa do projeto, é feita somente a transmissão da NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) e não da NF-e ( (Nota Fiscal Eletrônica). Somente as empresas com o tipo de regime tributário "Simples Nacional" poderão utilizá-lo. Todos os outros métodos de consulta, cancelamento, inutilização, envio de e-mail e envio em lote ainda serão feitos com o módulo antigo.
Parâmetros Envolvidos
No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar os seguintes parâmetros:
4.18.683 - MÓDULO DE NF-E / NFC-E ATIVO
Este parâmetro indica qual será o módulo que realizará o envio da NFc-e. Ele pode assumir os valores "NFEFACILITE.EXE" ou "TDPNFEXE8.BPL". Para que esta melhoria possa ser utilizada, é necessário que seu valor seja "TDPNFEXE8.BPL".
4.18.668 - VERSÃO DO LAYOUT DA NF-E/NFC-E
Este parâmetro indica qual é versão do layout da NF-e e NFC-e. Ele pode assumir os valores "3.10" ou "4.00". A versão "3.10" foi descontinuada, portanto, o parâmetro deverá ser configurado com valor "4.00".
No aplicativo ConfigECF, na guia "Balcão", o campo "Modelo da Impressora Fiscal (ECF)" deve estar configurado com o valor "NFC-e".
O módulo foi homologado para os seguintes sistemas operacionais:
Windows 7 32 bits - Service Pack 1 Windows 7 64 bits Windows 8 Windows 10 Windows Server 2008 R2 Windows Server 2012 Windows Server 2016