Setor...........: Departamento de Suporte Data............: 04/08/2017 Número da OT....: 000017 Documentação....: Mauro Celso Mangerona Stivam Homologação.....: Bruno Moreira da Silva
OCORRÊNCIA Demonstrar como funciona o processo de Troca de Produto pelo FACILITE Sistemas Comerciais.
SOLUÇÃO 1. Instruções de cadastros de COBRANÇA e NEGOCIAÇÃO que serão utilizadas no processo de Troca de Produto.
1.1 Pelo aplicativo FACILITE Comércio será necessário cadastrar uma forma de cobrança chamada 'TROCA' acessando o menu Cadastros -> Tabelas -> Cadastro de Cobrança, deixando marcado o campo 'Caixa Informativo' (Figura 01).
Figura 01
1.2 Pelo aplicativo FACILITE Comércio será necessário cadastrar uma negociação chamada 'DEVOLUÇÃO' acessando o menu Cadastros -> Tabelas -> Tabelas Genéricas -> Paleta Negociação e deixe marcado o campo 'Vende com Qtde negativa' (Figura 02).
Figura 02
2. Instruções para realizar o processo de Troca de Produto. O processo de troca pode ser realizado tanto pelo aplicativo Balcão, Orçamento ou Pedido de Vendas. Nesse caso, a venda do produto que foi trocado deve ser feita normalmente, porém há algumas possibilidades na finalização do processo que serão listadas a seguir e precisam de atenção. Será demonstrado o processo que deverá ser feito no aplicativo FACILITE Comércio e Orçamento e vamos utilizar como exemplo um produto no valor de R$1,00.
2.1Caso o novo produto possua o MESMO VALOR do produto Trocado. Finalize a venda em uma única parcela informando a cobrança 'TROCA' (Figura 03 e Figura 04)
Figura 03 - Pedido de Vendas
Figura 04 - Balcão e Orçamento
2.2 Caso o novo produto possua um VALOR MAIOR que o Trocado Finalize a venda com uma parcela no valor do produto trocado informando a cobrança 'TROCA'. O restante finalize com a cobrança que o cliente pagar (Figura 05 e Figura 06).
Figura 05 - Pedido de Vendas
Figura 06 - Balcão e Orçamento
2.3 Caso o novo produto possua um VALOR MENOR que o Trocado Finalize a venda com uma parcela no valor do produto trocado informando a cobrança 'TROCA' (Figura 07 e Figura 08). Depois deverá efetuar uma Sangria do caixa, pois estará devolvendo a diferença de valor entre os produtos ao cliente. Essa sangria pode ser feito pelo aplicativo Balcão\Orçamento através da opção F8 -> Caixa (Figura 9) ou pelo aplicativo FACILITE Comércio através do menu Financeiro -> Movimento de Caixa -> Manutenção de Lançamentos (Figura 10).
Figura 07 - Pedido de Vendas
Figura 08 - Balcão e Orçamento
Figura 09
Figura 10
2.4 Para acertar o estoque e a venda do produto Trocado. Deverá ser feita uma venda pelo aplicativo FACILITE Comércio através do menu Operações -> Pedido de Vendas -> Informar Pedidos, com a negociação 'DEVOLUÇÃO' (Figura 11) e finalizado com a forma de cobrança 'TROCA' (Figura 12).