Cancelamento de pagamento com carteiras digitais - NT 0178 - 2022
Resumo da Nota Técnica
Ajustes realizados no cancelamento do pagamento com carteira digital.
Detalhes da Nota Técnica
Ao configurar uma cobrança com a carteira digital "Shipay", ao finalizar uma venda nos aplicativos Balcão, Comanda, Integrado ou Orçamento é aberta a tela "[1677] FACILITE - Comunicação com Shipay".
Em uma das etapas é gerado um QRCode para que o cliente possa utilizá-lo para efetuar o pagamento da compra.
Quando o QRCode é gerado e mostrado na tela, o aplicativo aguarda o recebimento do valor ou é possível, por intervenção do usuário, cancelar a operação ou voltar à tela anterior, onde é selecionada a carteira digital.
Ao cancelar a operação, seja pelo botão "[F2] Voltar" ou "[ESC] Cancelar", é verificado se a operação foi concluída mediante pagamento. Se foi realizado o pagamento, é efetuada a tentativa de estorno. Se o pagamento não foi efetuado, é realizado o cancelamento da transação.
Em alguns casos, o cancelamento não estava sendo efetivado da maneira correta. Foi realizada uma análise e reestruturação deste processo para não ocorrer mais problemas.
Caso haja demora na resposta do processamento do pagamento é possível realizar o recebimento da venda manualmente, clicando no botão "[F7] Pagto. Manual", mediante liberação do nível de acesso "4.77.09 - Pagamento Manual Shipay".
Ao clicar neste botão é realizada a finalização da venda e o status do registro pode ser consultado a qualquer momento na tela de gerenciamento de transações.
É possível gerenciar as transações efetuadas acessado através das seguintes maneiras:
* Aplicativo Comanda, tela "[1125] FACILITE - Gerenciador de Comanda", botão "[F12] Operações", tela "[1490] FACILITE - Operações", botão "[F2] Gerenc. Comanda", tela "[1491] FACILITE - Gerenciamento de Comandas", botão "Gerenc. SHIPAY";
Só era possível cancelar uma transação se o status estivesse "PENDENTE DE ESTORNO". Foi implementada uma melhoria para que seja possível cancelar transações com o status "APROVADO" e a atualização de status do registro possa ser feita, independente do status.
1) Em qual destes aplicativos não é possível finalizar uma venda com a carteira digital Shipay?
a) ConfigECF;
b) Comanda;
c) Integrado;
d) Balcão;
2) Para realizar o cancelamento de uma transação de carteira digital Shipay, qual é um dos status da transação que é permitido?
a) APROVADO;
b) CANCELADO;
c) ESTORNADO;
d) N.D.A;
3) Qual é o botão que deve ser clicado para efetuar o recebimento manual da venda, no caso de demora do retorno de confirmação de pagamento?
a) [F6] Imprimir;
b) [F7] Pagto. Manual;
c) [F8] Estornar;
d) [F4] Atualizar Status.
Parâmetros Envolvidos
No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Manutenção de Usuários, selecionar o usuário e libere o nível de acesso "4.77.09 - Pagamento Manual Shipay" caso o usuário possa realizar o recebimento manual do pagamento Shipay para finalizar a venda.