Nova Integração de Portal Inpera com o Portal Tray - NT. nº 13/2023
Resumo da Nota Técnica
===============================================
Agora o aplicativo FACILITE Monitor Inpera, tem uma nova integração. Trata-se de uma integração com o portal "Tray - www.tray.com.br", portal esse que tem integração direta com mais de 20 marketplaces, como Mercado Livre, Lojas Americanas, Amazon, Magalu, Kabum, Extra, dentre outros.
Esta nota técnica tem como objetivo descrever todos os passos necessários para que essa integração ocorra entre o nosso portal INPERA, portal Tray e aplicativo FACILITE Comérico. Tudo de forma simples. Então vamos lá.
Detalhes da Nota Técnica
===============================================
Para fazer uso da nova integração teremos que validar algumas informações no "portal da Tray" com relação as informações do cliente se estão corretas, no "portal INPERA" com relação a configuração dos dados de integração com a Tray e também efetuar algumas configurações nos aplicativos "FACILITE Monitor Inpera" e no aplicativo "FACILITE Comércio". Para isso siga os passos seguintes.
## 1 - Configuração do Portal Tray
Primeiro é necessário que o cliente possua um plano de acesso junto ao portal Tray. Após isso, será necessário que o cliente efetuei as devidas configurações de seu ambiente no portal Tray.
Imagem - 001
Através da tela acima o cliente deverá configurar todos os dados pertinentes a sua loja e que impactam diretamente no recebimento dos pedidos através do aplicativo FACILITE Monitor Inpera o qual ira fazer a integralização com o pedido de venda no aplicativo "FACILITE Comérico".
Configurações como "Pagamento"!
Imagem - 002
Outra configuração que impacta diretamente no recebimento e situação dos pedidos no aplicativo "FACILITE Comércio" é o "Status do Pedido" os quais são configurados no local indicado na imagem abaixo.
Imagem - 003
Esses "status" deverão estar configurados pois os mesmo deverão ser baixados através do aplicativo "FACILITE Monitor Inpera", na configuração do mesmo.
## 2 - Configuração do Portal Inpera
Após o cliente estar com todo o ambiente do seu "commerce" no portal Tray devidamente configurado, é hora de começar a configurar o portal Inpera do cliente e o aplicativo "FACILITE Monitor Inpera", para isso siga os passos.
Entre no portal Inpera através do link "https://app.inpera.com.br", onde será carregado a tela de login do ambiente, conforme imagem abaixo.
Imagem - 004
Após logar no portal Inpera, efetuar a seguinte configuração.
Ir até o menu "Administração", Integrações, conforme pode ser visto na imagem seguinte.
Imagem - 005
Na tela carrega abaixo clique no botão "+ Novo".
Imagem - 006
Na próxima tela visualizada abaixo, selecione no campo "Descrição" a opção "Tray". Será carregado na tela 4 campos como mostrado na imagem_008:
- Consumer Key: deverá ser informado o código "Consumer Key" do cliente, este código é informado pela equipe do portal Tray após o cliente ter efetuado o contrato com os serviços da Tray.
- Consumer Secret: deverá ser informado o código do "Consumer Secret" do cliente, este código é informado pela equipe do portal Tray após o cliente ter efetuar o contrato com os serviços da Tray.
- URL: E por último neste campo deverá ser informada o endereço eletrônico da loja do cliente no portal da Tray, a qual foi criada na contratação do serviço da Tray.
Após ter efetuado o preenchimento dos campos necessários para a integração do portal Inpera com o portal da Tray conforme visualizado na imagem abaixo basta gravar os dados clicando no botão "Gravar".
Imagem - 009
Nesse momento o portal Inpera já está configurado com a integração com a Tray. Agora é hora de iniciarmos as configurações dos aplicativos "FACILITE Monitor Inpera" e "FACILITE Comérico", para isso segue os passos:
## 3 - Configuração do FACILITE Monitor Inpera
Vamos começar com o "FACILITE Monitor Inpera", na tela principal do monitor clicar em "Configurar", informar o usuário e senha conforme será solicitado, com isso irá carregar a tela de configurações conforme mostrada na imagem logo abaixo.
Imagem - 010
Informar a empresa desejada para carregar as configurações da mesma. Marcar o campo "Habilitar Integração Tray", após marcar o mesmo irá habilitar o botão "Capturar Status Tray" (status esses que foram descritos nos parágrafos acima, na parte de configuração da loja no portal da Tray). Dê um clique nesse botão o qual foi habilitado para que o Monitor Inpera, passo efetuar o downloads dos "Status Tray" para a base dados FACILITE. como está sendo mostrado na 'imagem_011' logo abaixo
Imagem - 011
Agora é só gravar os dados de configuração clicando em "Salvar". Estando o aplicativo "FACILITE - Monitor Inpera" configurado com a integração é hora de configurarmos o aplicativo "FACILITE - Comércio".
## 4 - Configuração do FACILITE Comércio
Para que a integração Inpera-Tray funcione corretamente precisaremos efetuar uma configuração direto no base de dados do FACILITE especificamente nas tabelas "CONFIGINPERATRAY" e "CONFIGINPERATRAYSTATUS".
No caso da tabele "CONFIGINPERATRAY" vamos rodar o script abaixo em uma ferramenta de gerenciamento de banco de dados como o IBOConsole ou o IBExpert. Sugerimos o IBExpert por ser mais avançado. Segue script abaixo.
Script o "IBOConsole" ou "FACILITE Util"
=========================================
Observação: No caso do IBOConsole e do Util os mesmos não conseguem rodar esse script utilizando parâmetros então nos lugares dos parâmetros, substitua pelos respectivo valores. Como por exemplo, (:InformarCodigoEmpresa, trocar para '01' e assim sucessivamente).
Script o "IBExpert"
=========================================
Após ter efetuado o passo anterior, vamos ter que configurar a tabela "CONFIGINPERATRAYSTATUS" de forma manual também em uma ferramenta de gerenciamento de banco de dados. Lembre-se que para esse passo está tabela "INPERATRAYSTATUS" deverá estar populada, isso deveria ter sido efetuado através do botão "Capturar Status Tray" pela tela de Configuração do aplicativo "FACILITE Monitor Inpera". Caso não tenha sido efetuado este procedimento volte na seção "## 4- Configuração do FACILITE Comércio ##" e efetue os passos dela.
Estando com a tabela "INPERATRAYSTATUS" devidamente populada, abra a mesma, pois necessitaremos ver os IDs dos status para configurar a tabela "CONFIGINPERATRAYSTATUS".
Agora vamos fazer os inserts na tabela "CONFIGINPERATRAYSTATUS" para isso utilize o script abaixo. Lembrando que a tabela "CONFIGINPERATRAYSTATUS" deverá estar em branco para que de certo o script.
Segue uma breve explicação dos campos e seus preenchimentos abaixo:
- :InformarCodEmpresa = '01' ou o código da empresa desejada;
- :id = (deverá ser informado um código sequencial para cada registro gerado na tabela iniciando com o valor 1 e assim sussecivamente);
- :InformarDescricaoNegociacao = Preencher com a descrição da negociação a ser vinculada com o status da tray. Exemplos("AGUARDANDO FATURAR", "PENDENTE DE PAGTO", "ENVIADO")
- :InformarIDStatusTray = Aqui deverá ser informado o número do id do status da tray que deverá ser consultado na tabela "INPERATRAYSTATUS". Por exemplo (ITS_ID = 1, ITS_DESCRICAO = "A ENVIAR");
- :InformarEnivarStatus_TrueOrFalse - Aqui deverá ser informado o valor de 'True' para os status que serão enviados do FACILITE para a Tray, e 'False' para os status que não serão enviados para a Tray.
Exemplo do script preenchido:
Após ter efetuado as configurações dos passos acima o nosso "FACILITE - Comércio", "FACILITE - Monitor Inpera" já estarão preparados para trabalhar com a integração com o portal Tray, recebendo pedidos como também enviando Status desses pedidos para a Tray. Lembrando que essa integração é do portal Inpera com o portal Tray, nosso monitor manda os dados para o portal Inpera, para então ele enviar para a Tray, nosso monitor não envia nada direto para a Tray.
## 5 - Observações Importantes
- Para que os produtos sejam enviados corretamente para o portal Tray é necessário que o mesmo esteja com alguns campos informados corretamente em seu cadastro. Sendo eles:
- Campo "Peso" deverá que um valor acima de 0 (zero), isso é obrigatoriedade imposta pela Tray, então é necessário que o mesmo seja preenchido com '0,01' pelo menos.
- Campo "Sincroniza Web" deverá estar selecionado para que o portal Inpera consiga enviar os dados do produto para o portal Tray.
As configurações citadas acima pode ser visto no exemplo da imagem abaixo:
Imagem - 012
Parâmetros envolvidos no processo ===============================================
Através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.
-> "4.18.721 - HABILITA INTEGRAÇÃO FACILITE CLOUD", deve estar com o valor igual a "Sim", para que a integração entre o "FACILITE - Comércio" e o portal Inpera ocorra.