Aplicativo Balcão - Pagamento em PIX com CliSITEF - NT. 0115/2023

Resumo da Nota Técnica

Agora o aplicativo Balcão passa a ter uma nova forma de pagamento utilizando o TEF (CliSITEF). Trata-se do pagamento por PIX, a qual não era possível em versão anteriores do Balcão. A nova funcionalidade será melhor descrita no detalhamento desta NT.

Detalhes da Nota Técnica

Conforme informado no resumo acima, a partir desta versão do aplicativo FACILITE Balcão, o mesmo passa a ter uma nova forma de pagamento utilizando o TEF (CliSITEF), para isso basta seguir os passos abaixo.


Primeiramento iremos configurar uma nova cobrança, caso já não há tenha configurado no sistema. Para isso através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Cadastros, Tabelas, Cobranças, informe uma descrição para a cobrança em questão, uma sugestão seria "PIX", a mesma deve ter os seguintes campos selecionados "Baixa Vencimento", "Rel Financeiro", "Hab. TEF", "Cupom Vinculado" e o campo "Forma de Pagto" do grupo "Form. Pag. NFC-e/NF-e/SAT" deve estar com o valor "Pagamento Instantâneo (PIX)". Conforme pode ser visto na imagem a seguir.

imagem001

Após a configuração da cobrança vamos efetuar agora, a configuração do QRCode que será gerado para que o cliente possa efetuar a leitura para o pagamento pelo PIX. Para isso, através do aplicativo FACILITE ConfigECF, aba TEF, selecionar o campo "TEF Conectado", caso o mesmo já não esteja dessa forma. Agora no campo "Selecionar o Gerenc. Padrão" informar o gerenciador "gpCliSiTef", logo abaixo no grupo "Configuração SiTEF", no campo QRCode, informar o tipo de geração que o mesmo terá, sendo uma das "Sem geração"; "PinPad"; "Impressora"; "Tela" ou "Impressora e Tela".

imagem002

Tela de configuração do CONFIGECF

Estando o sistema devidamente configurado, conforme informações das configurações acima, o aplicativo FACILITE Balcão, estará pronto para efetuar vendas com pagamento por PIX através do gerenciador de TEF "CliSITEF". Para isso basta que na finalização da venda, seja, informado a cobrança configurado para tal ação conforme mostrado na imagem abaixo.

imagem003

Logo após confirmar a finalização da venda, o TEF será conectado e na tela de seleção de forma de pagamento "Menu de opções" selecionar a forma "Carteira Digital", conforme mostrado na imagem a seguir.

imagem004

Logo em seguida na próxima tela "Carteira Digital" selecionar a forma desejada, que aqui no nosso caso é "PIX", como pode ser visto a seguir.

imagem005

Ao confirmar a seleção o QRCode do PIX será gerado, conforme configuração prévia do campo QRCode no aplicativo FACILITE ConfigECF, sendo elas:

- "Sem geração": nesse caso não haverá a geração do QRCode do PIX;

- "PinPad": estando com essa configuração o QRCode será gerado diretamente no terminal do PinPad, para que o cliente possa efetuar a leitura do mesmo através do terminal; 

- "Impressora": com essa configuração o QRCode será gerado e enviado diretamente para a impressora, para que então o cliente possa efetuar a leitura do mesmo através do cupom impresso.

- "Tela" ou "Impressora e Tela": com essa configuração o QRCode será gerado em Tela e ao mesmo tempo será impresso um cupom com o mesmo QRCode gerado em tela 


Questões:
======================================================================

1.) Em qual aplicativo passa a ter essa nova funcionalidade de pagamento por PIX utilizando o CliSITEF?

    a.) [ ] Aplicativo FACILITE Comanda

   b.) [ ] Aplicativo FACILITE Orçamento

   c.) [ ] Aplicativo FACILITE Comércio 

   d.) [ ] Aplicativo FACILITE Balcão

 

2.) Qual é a forma de pagamento que devo selecionar para efetuar o pagamento por PIX?

    a.) [ ] Cartão de Crédito

   b.) [ ] Cartão de Débito

   c.) [ ] Cartão Private Label

   d.) [ ] Carteira Digital


Parâmetros Envolvidos

======================================================================

Através do aplicativo FACILITE ConfigECF, aba TEF.

- Campo "TEF Conectado" deve estar selecionado. E o campo "QRCode" do grupo "Configuração SiTEF" deve ter um valor diferente de "Sem geração";


» Nota Técnica