Funcionalidades: 8 novas funcionalidades desenvolvidas Relatórios: 12 relatórios desenvolvidos ou otimizados Ajustes: 13 falhas ou correções ajustadas Base de Dados Importadas: 3 bases importadas
FUNCIONALIDADES
Nova Funcionalidade no instalador:
A partir desta versão o Instalador do FACILITE – Comercio, terá as seguintes opções: Nova
Instalação e Reinstalação / Novo Ponto.
Selecionando Reinstalação / Novo Ponto, o sistema irá continuar a abrindo o útil e útil do
bancos normalmente mantendo o padrão já existente.
Selecionado Nova Instalação no final da instalação o módulo [1682] FACILITE - STARTER será
aberto e permitirá que o cliente ou revenda faça o cadastro e libere uma versão por 7 dias,
além da configuração do tipo de licença, será possível configurar a impressora que será
utilizada e o tipo de ramo de atividade que pode ser FOOD ou Varejo.
1. OS 008583 - NT 0160/2021: Inclusão de intermediador da operação - marketplace e descrição
do meio de pagamento, conforme nota técnica 2020-006 publicada no portal da Secretaria da
Fazenda, nota técnica essa que obrigaria o preenchimento deste novo campo a partir do mês
09/2021, mas no decorrer do desenvolvimento a SEFAZ publicou uma nova note técnica que
passa a obrigar o preenchimento do Intermediador a partir do 04/04/2022.
2. OS 008620 - NT 0153/2021: Foi efetuada uma melhoria no módulo de "Manutenção de
Preço", referente a alteração em massa da porcentagem de desconto dos produtos. 3. OS 008624 - NT 0161/2021: Conforme Nota Técnica 2020-006 da Secretaria da Fazenda,
foram desenvolvidas melhorias para incluir o intermediador no cadastro de tributos de entrada
e saída (TES).
4. OS 008626 - NT 0157/2021: A partir desta versão, no aplicativo Comanda, módulo de
Lançamento de Comanda Touch, será possível configurar o sistema para ocultar os botões de
venda rápida de Grupos e Produtos, deixando mais simples o módulo de lançamento.
5. OS 008627 - NT 0143/2021: A partir desta versão, no aplicativo Comanda, na tela "[1125]
FACILITE - Gerenciador de Comandas", na aba Visualização, foi adicionado um campo o qual é
usado para consultar, entre as comandas que estão abertas, pelos seguintes campos: Número
da Comanda, Nome do Cliente, Telefone e Celular. Além disso, será possível alterar o
posicionamento e tamanho das colunas desta mesma aba de Visualização de Comandas, estas
alterações serão salvas por usuário e pode ser modificada de acordo com a necessidade.
6. OS 008678 - NT 0171/2021: Através do aplicativo "FACILITE - Comércio", menu Módulos
Personalizados, Financeiro, Contas a Receber, é carregado a tela de "[1449] FACILITE - Geração
de Contas a Receber", no qual foi efetuado o desenvolvimento de uma nova funcionalidade, que
consiste em efetuar o cálculo de juros e multas em detrimento de um determinado tempo de
carência em dias. 7. OS 008634 - NT 0139/2021: A partir desta versão, está disponível no aplicativo
PBackUpFDB.exe a possibilidade de fazer backups dos Arquivos de Configuração do Sistema e
Cópias dos Arquivos Fiscais (*.xml)
RELATÓRIOS
1. OS 008621 - NT 0137/2021: A partir desta versão, foi implementada melhorias no Relatório
de Comissão por Representante, o qual, ao ser filtrado por representante, além de ser
impresso as bonificações será impresso também as vendas relacionadas ao representante. Esta
melhoria foi aplicada no arquivo "REL_COMISSAOREPRESECIACONSTRUTOR.FR3".
2. OS 008628 - NT 0142/2021: A partir desta versão, foram implementadas melhorias no
processo de impressão do Relatório de Resumo Diário de Vendas, o qual ao final do relatório,
onde possui um resumo dos valores, foi ajustado para que seja impresso os valores
corretamente
3. OS 008629 - NT 0148/2021: A partir desta versão, foram aplicadas melhorias nos relatórios
gerados pela tela "[0134] FACILITE - Histórico de Produto Específico", os relatórios que
receberam melhorias foram o ordenado por "Data" e "Data (Mod. 2)", que a partir desta nota
técnica a movimentação de estoque será impressa de forma correta.
4. OS 008635 - NT 0156/2021: A partir desta versão, foram aplicadas melhorias nos relatórios
"REL_PRODUCAOCOMANDA_RETORNOIFOOD.fr3" e "REL_COMANDA_iFood.fr3". As melhorias
foram, "REL_PRODUCAOCOMANDA_RETORNOIFOOD.fr3" ao ser digitado novos
complementos manualmente, além dos que foram adicionados, estes digitados manualmente,
serão impressos no relatório, quando o tipo da comanda for com integração "INPERA" será
impresso o endereço de entrega ou se será retirado no estabelecimento. Quando há
integração e é adicionado mais de um complemento, a quantidade adicionada será impressa
antes do complemento. No relatório "REL_COMANDA_iFood.fr3", foi aplicado a seguinte
melhoria, ao possuir o mesmo produto, mas com complementos diferentes, será impresso
corretamente o complemento de cada produto separado.
5. OS 008644 - NT 0164/2021: Foi efetuada uma melhoria na impressão dos comprovantes de
Sangria e Reforço os quais são impressos na Movimentação de Caixa dos aplicativos FACILITE - Balcão e FACILITE - Orçamento. Melhoria esta que consiste na impressão da informação do
tipo de cobrança escolhida durante o lançamento de uma Sangria ou de um Reforço.
6. OS 008609 - NT 0136/2021: A partir desta versão, foi implementado o "Relatório de
Consumo de Complementos no Período", o qual vai possuir os filtros: data início e final,
empresa, grupo, tipo de comanda e o condicional FOOD. Os campos apresentados neste
relatório são: código da empresa, o complemento, a quantidade e o valor total. Ao final terá a
somatório do valor total e a quantidade de registros que o relatório possui.
7. OS 008610 - NT 0135/2021: Customização do relatório “OrdemServico2Vias.fr3”, impresso
pelo aplicativo “FACILITE - Comércio” com o Relatório “OrdemServicoIDEAL.fr3” como modelo.
A impressão possui duas vias de dados em apenas uma folha impressa e sua estrutura foi
remodelada para tal feito. 8. OS 008639 - NT 0158/2021: Com base no relatório "REL_CADASTRODECLIENTES.FR3", foi
criado novo relatório com nome "REL_CADASTRODECLIENTESATIVOSFISCAL.FR3". Como
requisitado pelo cliente, esse novo relatório filtrará clientes ativos e inativos a partir da
seguinte regra:
Clientes Ativos são os que já fizeram compras com nota fiscal e clientes Inativos são os que
nunca fizeram compras. Foi adicionado, então, um novo campo de Filtro com nome
"CLIENTESTATUS" para filtrar clientes de acordo com a regra citada acima.
9. OS 008649 - NT 0155/2021: A partir desta versão, foi implementado o "Relatório Gerencial
do Contas a Pagar no Período com Fornecedor", o qual vai possuir os filtros: Código da
empresa, Código do fornecedor, Cobrança, Situação, Data de Lançamento, Data de
Vencimento, Data de Baixa, Código do Plano de Contas.
Os campos apresentados neste relatório são: Fornecedor, Conta, Data. Pagto., Descrição,
Valor.
Ao final de cada grupo terá um Subtotal, ao final do relatório terá o Valor Total de todos os
Subtotal que o relatório possui.
10. OS 008651 - NT 0152/2021: A partir desta versão, foi ajustado no módulo de Parâmetros
do Relatório a consulta de Conta, onde será utilizado a empresa presente nos filtros para
carregar os dados da conta corretamente.
11. OS 008654 - NT 0170/2021: Com base no relatório "REL_VENDASPRODUTO.FR3", foi criado
novo relatório com nome "REL_VENDASPRODUTOSCOMCODBARRAS.FR3". Como requisitado
pelo cliente. Filtros: Empresa, Data Inicial, Data Final, Produto, Marca, Convenio, Tipo de
Cliente, Cidade, Fornecedor, Grupo, SubGrupo, Classe, Negociação, Localização e
Representante.
12. OS 008654 - NT 0170/2021: A partir desta versão, o sistema está disponível um novo
relatório de pedido de vendas modelo A4, o mesmo está disponível com o seguinte nome
"PEDIDOA4_SOLUTECHCOMEMPRESA.Fr3", o mesmo tem em seu cabeçalho os dados da
empresa, logotipo, Número da Venda, Data do pedido, Dados do Cliente, Quantidade, Produto,
Preço de Venda e Total Vendido, Condições de Pagamento, e Total geral da venda.
AJUSTES E MELHORIAS
1. OS 008562 - NT 0144/2021: Em versões anteriores do sistema, ao efetuar a finalização da
comanda, utilizando diversas formas de pagamento e registrando acréscimo no último
pagamento e efetuado a finalização, o valor era registrado como um "Troco". A partir desta
versão do sistema isso foi corrigido e não ocorrerá mais.
2. OS 008564 - NT 0145/2021: No aplicativo Balcão, ao finalizar uma venda com SAT, é possível
enviar o cupom por e-mail. Em versões anteriores estava sendo apresentada uma mensagem de
erro, informando que o arquivo não poderia ser encontrado. O processo foi analisado e ajustado.
3. OS 008569 - NT 0146/2021: Foram realizados alguns ajustes no acesso à tela "[0014] FACILITE
- Ordem de Serviço" e na gravação da ordem de serviço. Ao criar uma nova ordem de serviço os
dados não estavam sendo gravados corretamente. Isso ocorria por uma combinação errônea de
parâmetros.
4. OS 008622 - NT 0138/2021: A partir desta versão, foram aplicadas melhorias no aplicativo
Comanda, na tela de entrada no sistema e na tela de Fechamento de Caixa, o qual ao ser
escolhido uma data e um caixa que já foi efetuado o fechamento, será feito a pergunta se
deseja reabri-lo, ao escolher a opção "Sim", somente o caixa solicitado será reaberto.
5. OS 008623 - NT 0169/2021: Em versões anteriores, ao efetuar uma venda utilizando a
funcionalidade de Venda por Comanda no aplicativo "FACILITE - Venda Balcão",
eventualmente o sistema não efetuava o fechamento da Comanda informada, capturando
dados de comanda incorreta, gerando assim um pedido de uma comanda já finalizada de
forma incorreta. A partir dessa versão do sistema isso não irá mais ocorrer.
6. OS 008630 - NT 0159/2021: Em versões anteriores do sistema, ao tentar efetuar uma
importação de XML de uma Nota Fiscal de Compra através do aplicativo "FACILITE - Comércio",
pelo menu Operações, Gerações de Dados Externos, Importação NFe, ao se fazer o download
do XML era retornado o seguinte erro: "Cannot open file ... O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.", pois o caminho o qual o arquivo era baixado estava incorreto. A partir
desta versão isso foi corrigido e não ocorrerá mais.
7. OS 008631 - NT 0151/2021: A partir desta versão, foram aplicadas melhorias nos aplicativos
Integrado e Balcão, o qual ao ocorrer o cancelamento de cupom emitido por equipamento SAT
(Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos), caso o sistema não receba
este cancelamento e tentar fazer este cancelamento novamente, será verificado que o mesmo
já se encontra cancelado e será alterado o status do pedido para "Cancelado".
8. OS 008632 - NT 0154/2021: Otimização efetuada no módulo de Pedidos de Vendas, o qual é
acessado através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Operações, Pedidos de Venda,
Informar Pedidos, tela "[0008] FACILITE - Pedido de Vendas", referente a alteração de valores
dos tributos dos itens do pedido para geração de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), na aba "Nota
Fiscal".
9. OS 008633 - NT 0149/2021: Em versões anteriores caso estivesse um complemento ou
condicionais food cadastrado com a sua descrição com um espaço em branco no início da
mesma, ao tentar efetuar o lançamento desse complemento ou condicional food no produto
através do aplicativo Comanda, na tela de lançamentos "[1477] FACILITE - Comanda Touch"
pelo botão "[F10] Complementos", era retornado uma mensagem de erro "field value
required". A partir desta versão isso foi corrigido. 10. OS 008653 - NT 0165/2021: Em versões anteriores do sistema, ao efetuar um lançamento
com negociação "Devolução" no aplicativo FACILITE - Orçamento, ocorria de o item lançado
ficar com quantidade positiva onde o correto seria ficar negativa uma vez que se trata de uma
devolução. Isso foi corrigido e a partir dessa versão do sistema isso não irá mais ocorrer.
11. OS 008669 - NT 0168/2021: A partir desta versão, no aplicativo Balcão, ao estar
configurado o documento fiscal NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica), ao usar o
cancelamento de um cupom no caminho, "F8" - "Cancela cupom", o processo será executado
de forma completa, não gerando resquícios para o próximo cupom.
12. OS 008676 - NT 0163/2021: A partir desta versão, no aplicativo Balcão, ao usar a
funcionalidade de utilização da Comanda para fazer uma venda, utilizando o atalho "Ctrl + C"
estando no campo do Produto, ao escolher uma Comanda, pelo seu número ou localizando
pelo "F2", depois de carregar os dados da comanda e ser feito o cancelamento do cupom, o
processo será cancelado, o campo dos produtos será limpo e será direcionado ao campo do
cliente.
13. OS 008677 - NT 0166/2021: Em versões anteriores, ao efetuar a emissão de etiquetas de
preço através do aplicativo FACILITE - Comércio, menu Preços, Emissão de Etiquetas, tela
"[0001] FACILITE - Emissão de Etiquetas Preços", utilizando o tipo de geração "Entrada do
Período" e um modelo de etiquetas para Argox. Eventualmente o sistema não gerava os dados
informados na tabela de "Arquivos de Produtos Escolhidos". Com isso não efetuava a emissão
das etiquetas. A partir desta versão isso foi corrigido.