Acerto na Baixa Automática com Retorno Banco Safra - NT 0113/2022

Resumo da Nota Técnica

No aplicativo FACILITE Cobrança Bancária, Banco Safra. Ao efetuar a importação do arquivo de retorno das duplicatas enviadas para o Banco Safra, no termino da importação é efetuado uma pergunta para o usuário se o mesmo deseja imprimir o relatório de retorno, caso o usuário optasse por Sim ao emitir o relatório o mesmo retornava uma mensagem de erro, além disso algumas duplicatas não eram encontradas automaticamente na base de dados do sistema FACILITE não sendo possível a baixa automática, forçando o usuário o localizar as duplicatas e efetuar a baixa manual. Isso foi corrigido e a partir desta versão não irá mais ocorrer.

Detalhes da Nota Técnica

Através do aplicativo FACILITE Cobrança Bancária, menu Boletos, Banco Safra, é possível efetuar a importação do arquivo de retorno das duplicatas enviadas por arquivo de remessa para o Banco Safra, com isso, é efetuado de forma automática a baixa no sistema FACILITE Comércio, das duplicatas informadas com LIQUIDADAS no arquivo de retorno.

A importação do arquivo de retorno pode ser efetuada através do aplicativo informado no paragrafo anterior informando no campo "Exportação e Importação" da tela "[1665] FACILITE - Banco Safra" e clicando no botão "Importar" localizado ao lado desse campo.

Após efetuar a importação do arquivo de retorno, o sistema efetua a seguinte pergunta para o usuário:

   

Caso o usuário optasse por "Sim" o sistema emite o relatório, porém nesse momento em versões anteriores do sistema era retornado uma mensagem de erro, informando a falta de um campo de Valor Total. Isso foi corrigido e não ocorrerá mais.

Além o erro informado no paragrafo anterior, também ocorria de algumas duplicatas não serem encontradas na base de dados do aplicativo FACILITE Comércio, isso ocorria pois no arquivo de retorno do banco eventualmente é retornado uma data de vencimento incorreta para a duplicata, com isso não era possível encontrar a duplicata em questão na base de dados do FACILITE Comércio. Então foi efetuado um tratamento para que caso ocorra isso a duplicata seja localizada através do campo "Nosso Número" uma vez que esse número não é repedido e é distinto para cada duplicata gerada, garantindo assim que o sistema possa encontrar a duplicata a ser baixada automaticamente pelo processo de importação do arquivo de retorno do banco.

Sendo assim, com os acertos efetuados nesta NT os problemas descritos na geração desta OS não irão mais ocorrer. Para isso o cliente deverá atualizar o aplicativo FACILITE Cobrança Bancária para a versão de sistema desta NT.

OBSERVAÇÃO: O aplicativo FACILITE Cobrança Bancária pode ser acessado através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Financeiro, Documentos de Cobrança, Cobrança Bancária. Ou através da pasta de instalação do sistema, que por padrão é "C:\Sinco\Integrado" aplicativo "CobBancaria.exe".



Questões
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1.) O erro retornado na impressão do relatório descrito nesta NT ocorria no termino do processo de.

   a.) [  ] Envio de arquivos de remessa de duplicatas para o Banco Safra

   b.) [  ]  No processo de impressão de relatórios de Cobrança Bancária

   c.) [  ]  No processo de exportação de arquivos para o Banco Safra.

   d.) [  ]  No processo de importação do arquivo de retorno das duplicatas enviadas para o Banco Safra e eventualmente liquidadas.


2.) Além do erro do relatório descrito nesta NT o qual ocorria ao efetuar a importação dos arquivos de retorno do banco com a duplicatas liquidadas, eventualmente também ocorria de:

   a.) [  ]  Não imprimia o relatório de retorno

   b.) [  ]  Não imprimia o relatório de remessa de duplicatas

   c.) [  ]  Não eram baixadas algumas duplicatas no arquivo de retorno pelo sistema de FACILITE Comércio.

   d.) [  ]  O processo de importação do arquivo de retorno não chegava ao fim por um erro ocorrido no relatório de retorno.


3.) Para efetuar a importação do arquivo de retorno de duplicatas do Banco Safra é necessário acessar:

   a.) [  ]  Aplicativo FACILITE Comércio, menu Financeiro, Contas a Receber.

   b.) [  ]  Aplicativo FACILITE Comércio, menu Financeiro, Contas a Pagar.

   c.) [  ]  Aplicativo FACILITE Comércio, menu Financeiro, Documentos de Cobrança, Cobrança Bancária, e então através do aplicativo Cobrança Bancária, menu Boletos, Banco Safra.

   d.) [  ]  Aplicativo FACILITE Comércio, menu Financeiro, Documentos de Cobrança, Geração de Boletos.


Parâmetros Envolvidos

 Não há parâmetros envolvidos no processo.

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