Configuração do aplicativo PBackup, utilitário de Backup e Restauração do Banco de Dados do FACILITE Sistemas Comerciais - OT 015/17

Setor...........: Departamento de Suporte
Data............: 14/07/2017
Número da OT....: 000015
Documentação....: Mauro Celso Mangerona Stivam
Homologação.....: Bruno Moreira da Silva

OCORRÊNCIA
Configurar aplicativo PBackup para que seja possível realizar uma cópia de segurança do banco de dados do FACILITE Sistemas Comerciais.

SOLUÇÃO

 
Imagem01

 


1. No campo Caminho pasta BIN - Firebird é necessário informar o caminho em que se encontra a pasta Bin do Firebird, que por padrão fica em C:\Program Files\Firebird\Firebird_2_5\bin. Esse caminho é criado ao realizar a instalação do Firebird.

2. O caminho onde os arquivos do FACILITE ficam salvos no computador segue por padrão a unidade do Windows, que pode ser por exemplo C:,D:... Depois da unidade vem a pasta Sinco e por fim Integrado. Exemplo: (C:\Sinco\Integrado). Importante saber disso porque nessa pasta Integrado possui um arquivo chamado dbxconnections.ini que precisa ser copiado e colado dentro da pasta Bin do Firebird, citado no tópico 1.

3. No campo Usuário informe SYSDBA e no campo Senha informe masterkey.

4. Se a opção Usar caminhos alternativos para Backup estiver desmarcada, o sistema realizará uma cópia do banco de dados e salvar em uma pasta padrão chamada Backup que se encontra em (C:\Sinco\Integrado\Backup). Mas se a opção Usar caminhos alternativos para Backup estiver marcada, será habilitada a opção Caminhos alternativos para Backup disponibilizando duas opções; Backup Banco: FACILITE e Backup Banco : FACILITEBANCOS onde será possível informar dois caminhos para efetuar a cópia de segurança em cada uma das opções.

4.1 Backup Banco : FACILITE que se refere ao banco de dados principal onde ficam salvas todas informações de cadastros, vendas, ordens de serviço, produção...
4.2 Backup Banco : FACILITEBANCOS que se refere ao banco de dados onde ficam salvas as informações do aplicativo de Controle Bancário.

5. No campo Agendamento de Horários para Backup's existe a possibilidade de agendar até 4 horários para que o sistema realize o backup do banco de dados automaticamente, sendo obrigatório o preenchimento de apenas um horário.

6. Realizando as configurações citadas nesse documento, clique no botão Ativar Backup.

IMPORTANTE
É extremamente recomendado que se copie o atalho do aplicativo PBackup no inicializar do Windows para que se inicie automaticamente e com isso a abertura do aplicativo não fique dependendo de uma ação do usuário. Lembre-se de copiar o atalho do aplicativo, não pode ser o executável, pois ocasionará erros.


» Ocorrência Técnica