Processo de troca de mercadoria pelo Balcão e Orçamento - NT 0098-2018

Resumo da Nota

A partir dessa versão estará disponível nos aplicativos Balcão e Orçamento, mediante a configuração, a tela para realizar trocas de mercadorias.


Descrição

Para que seja possível realizar a troca de mercadoria nos aplicativos descritos, serão necessárias as seguintes configurações:


No aplicativo Integrado em: Cadastros / Tabelas / Cadastro de Cobranças, criar uma nova cobrança ou alterar uma existente marcando o campo "Habilita Troca no Balcão/Orçamento".


Ainda no aplicativo Integrado em: Utilitários / Manutenção de Usuários liberar os seguintes níveis de acesso:

4.19.10 - Troca de Mercadoria Balcão/Orçamento;

4.19.10.001 - Incluir mercadoria para realização da troca;

4.19.10.002 - Excluir mercadoria para realização da troca;

4.19.10.003 - Aplicar lista de mercadorias para realização da troca;

4.19.10.004 - Cancelar inclusão lista de mercadorias para realização da troca;

4.19.10.005 - Alterar mercadoria para realização da troca;


Com as configurações acima realizadas, no aplicativo Balcão ou Orçamento, após incluir todos os itens da venda, através do atalho "ALT + F" escolher a cobrança com o campo "Habilita Troca no Balcão/Orçamento" marcado e ao teclar [ENTER] será aberta a tela "[1613] FACILITE - Troca de Mercadoria" nessa tela haverá os seguintes campos:


Produto - Nesse campo deverá ser inserido o código de barras do produto que será trocado. Caso queria alterar o campo "Quantidade" poderá ser digitado o valor e teclando [*] (Asterisco) esse valor será inserido automaticamente no campo "Quantidade". Esse campo é obrigatório e poderá ser pesquisado através do atalho [F2] ou clicando no botão de pesquisa.


Quantidade - Nesse campo deverá ser inserida a quantidade do produto em questão que será trocado. Por padrão sempre que colocar um código de barras de um produto válido esse campo será preenchido com o valor 1 (Um), para alterar o mesmo deverá navegar até o campo ou digitando um valor no campo "Produto" e teclando [*] (Asterisco). Esse campo é obrigatório.


Valor Unitário - Esse campo será preenchido automaticamente com base no produto e no cliente, se a venda for para um cliente do tipo "Varejo" será preenchido com o campo "Vlr Vista" do grupo de "Valores de Varejo", caso o cliente seja do tipo "Atacado" será preenchido com base no campo "Valor Vista" do grupo de "Valores de Atacado" ambos do cadastro de produto. Esse campo poderá ser editado e será obrigatório.


Valor Total - Esse campo será calculado automaticamente com base nos campos "Quantidade" e "Valor Unitário". Esse campo não poderá ser editado.


Pedido Original - Esse campo poderá ser preenchido com o número do pedido original que gerou a troca, respeitando a máscara de 6 caracteres numéricos. Esse campo é de preenchimento opcional.


Número do Documento Fiscal - Esse campo poderá ser preenchido com o número do documento fiscal (Número da NFC-e ou número do CF-e-SAT, dependendo da configuração do cliente) original que gerou a troca, respeitando a máscara de 6 caracteres numéricos. Esse campo é de preenchimento opcional.


Após lançar todos os produtos que farão parte da troca, para finalizar poderá clicar no botão "[F10] Aplicar" ou através do atalho [F10]. Para sair sem realizar nenhuma ação clicar no botão "[ESC] Cancelar" ou através do atalho [ESC].


Obs.: Caso ainda haja saldo em aberto e o cliente escolher a mesma cobrança novamente, será excluída a troca e abrirá a tela para lançar uma nova. Este processo ocorrerá somente se o último recebimento da venda seja com a cobrança configurada com a troca. Caso o usuário do sistema realize uma troca, depois um recebimento parcial com outra cobrança que não seja a configurada com troca e, posteriormente, tentar realizar outro recebimento com troca, o sistema não permitirá, sendo necessário o cancelamento do cupom.


Ao retornar para o balcão com a devida troca realizada, será lançado um vencimento para a cobrança escolhida e com o valor total da troca, esse valor será abatido do valor total da compra.


Nesse caso poderá haver 3 (três) situações de troca:


- O valor do produto vendido ser maior que o produto devolvido. Nesse caso, ao voltar para o balcão será lançado o valor total da troca e ficará um saldo na tela, aguardando o usuário finalizar da forma apropriada (DINHEIRO, CARTÃO, CONTA, etc);


- O valor do produto vendido ser igual ao produto devolvido. Nesse caso, o pedido será finalizado com a cobrança de troca, continuando o processo normalmente e emitindo o documento fiscal caso desejar.


- O valor do produto vendido ser menor que o valor do produto devolvido. Nesse caso haverá um saldo (Crédito) que será trabalhado de duas formas distintas:


- Haverá empresas que não devolverão troco para o cliente quando houver saldo nessa operação. Nesse caso, será necessário habilitar o campo "Habilita Contra-Vale" no cadastro de Cobrança. Uma vez habilitado, ao finalizar a venda, o sistema irá gerar um contra-vale e imprimirá com o valor do saldo. Esse valor poderá ser utilizado para futuras compras do cliente;


- Haverá outras empresas que devolverão o troco para o cliente. Nesse caso, será necessário informar uma Cobrança, geralmente Dinheiro, no campo "Cobrança para Troco" no cadastro de cobranças. Uma vez habilitado, ao finalizar a venda, o sistema irá gerar um registro no contas a receber para ajuste do valor de caixa e fará o fechamento normalmente, mostrando esse valor como troco. Caso o valor da troca seja menor que o valor da compra após confirmar a troca na tela, o sistema irá dar uma mensagem informando que não será possível finalizar o pedido com saldo em aberto para o pedido e irá cancelar a troca, neste momento o usuário deverá refazer a troca selecionando outro tipo de cobrança de troca.


Caso a empresa opte por trabalhar com troco e sem troco, deverá ser criada duas cobranças distintas, exemplo: "Troca C/Troco" e "Troca S/Troco", ambas com a opção "Habilita Troca no Balcão/Orçamento" marcada. Poderá também ser cadastra uma cobrança chamada "Troca Simples", sem marcar os parâmetros de "Habilita Contra-Vale" e "Cobrança para Troco", onde o usuário poderá utilizar em trocas que não irão possuir troco.


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado em: Utilitários / Manutenção de Usuários liberar os seguintes níveis de acesso:

4.19.10 - Troca de Mercadoria Balcão/Orçamento;

4.19.10.001 - Incluir mercadoria para realização da troca;

4.19.10.002 - Excluir mercadoria para realização da troca;

4.19.10.003 - Aplicar lista de mercadorias para realização da troca;

4.19.10.004 - Cancelar inclusão lista de mercadorias para realização da troca;

4.19.10.005 - Alterar mercadoria para realização da troca;


No aplicativo Integrado em: Cadastros / Tabelas / Cadastro de Cobranças:

- Criar uma nova cobrança ou alterar uma existente marcando o campo "Habilita Troca no Balcão/Orçamento".

- Caso o cliente queria que saia contra-vale quanto tiver troco, deverá marcar o campo "Habilita Contra-Vale".

- Caso o cliente queira que ao finalizar com a cobrança de troca o troco seja dado em Dinheiro, deverá selecionar o opção Dinheiro no campo "Cobrança para Troco". Nesse caso a troca deverá ser maior do que a venda.

 

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