Impressão de dados do cliente na NFC-e - NT 0096-2018

Resumo da Nota

Quando o sistema está configurado para emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), a partir de uma configuração do cadastro do cliente, seus dados cadastrais (nome e endereço) serão impressos no DANFE NFC-e.


Descrição

Quando o sistema está configurado para emitir uma NFC-e, na conclusão de alguma venda, realizada pelos aplicativos Comanda, Integrado ou Venda Balcão, o DANFE da NFC-e é impresso.


O sistema já realizava a impressão do número do documento (CPF ou CNPJ) do consumidor. Agora é possível imprimir os dados cadastrais (nome/razão social e endereço) do cliente consumidor, informado no início da venda ou no final da venda através do atalho "ALT + C" (este caso somente no Balcão), no DANFE NFC-e.


Para que o estes dados do consumidor sejam impressos no DANFE NFC-e, algumas configurações são necessárias:


O cadastro do cliente deverá ser preenchido corretamente, e através do aplicativo Integrado, menu Cadastros / Clientes / Clientes, tela "[0027] FACILITE - Cadastro de Cliente", na guia "Parâmetros", a opção "Dados do cliente no Cupom Fiscal" deverá estar marcada. Se este campo não estiver marcado, os dados do consumidor não serão impressos no DANFE NFC-e;


O cliente informado no início da venda não poderá ser o configurado como o cliente consumidor padrão. Este tipo de cliente é informado no aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Venda Balcão", campo "Cli V. Vista";


O parâmetro 4.18.143 - SOLICITA CPF/CNPJ NO VENDA BALCÃO/INTEGRADO/COMANDA deverá estar configurado com valor "Sim". Com esta configuração, no final da venda, será aberta uma tela para que o usuário do sistema informe o número do documento do consumidor. Se este parâmetro estiver configurado com o valor "Não", a tela de digitação do número do documento não será apresentada e os dados do consumidor não serão impressos no DANFE NFC-e;


O número do documento é de informação obrigatória, caso seja esperada a impressão dos dados do consumidor. Se o número do documento não for informado, os dados cadastrais do cliente informado no início da venda não serão impressos.


Para facilitar o processo, é possível automatizar o preenchimento do número do documento no final da venda, configurando o parâmetro 4.18.292 - ALIMENTA AUT. CPF/CNPJ NFPAULISTA NO VENDA BALCÃO/INTEGRADO/COMANDA como "Sim". Esta melhoria foi aplicada a todos os modelos de impressão do DANFE NFC-e. Para configurar o modelo de impressão, é necessário selecionar um dos tipos disponíveis no aplicativo ConfigECF, guia "Balcão", subguia "NFC-e", grupo "Modelo Impressão", campo "Impressora".


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar os seguintes parâmetros:

4.18.143 - SOLICITA CPF/CNPJ NO VENDA BALCÃO/INTEGRADO/COMANDA
Após a finalização da venda, dependendo da configuração deste parâmetro, será aberta a tela para informar o CPF/CNPJ do cliente. Este parâmetro pode ter os valores "Sim" ou "Não". Para que esta melhoria possa ser utilizada, este parâmetro deve estar configurado com valor "Sim".

4.18.292 - ALIMENTA AUT. CPF/CNPJ NFPAULISTA NO VENDA BALCÃO/INTEGRADO/COMANDA
Caso o parâmetro 4.18.143 - SOLICITA CPF/CNPJ NO VENDA BALCÃO/INTEGRADO/COMANDA esteja configurado com valor "Sim", quando a tela de digitação do CPF/CNPJ aparecer, o sistema preencherá o campo automaticamente com o número do documento do cliente, informado no início da venda. Este parâmetro pode ter os valores "Sim" ou "Não".

No aplicativo Integrado, menu Cadastros / Clientes / Clientes, tela "[0027] FACILITE - Cadastro de Cliente", guia "Parâmetros", a opção "Dados do cliente no Cupom Fiscal" deve estar marcada, para que esta melhoria possa ser aproveitada.

 

» Nota Técnica