Tipo e Número de Comanda Padrão para Clientes - NT 0051-2018

Resumo da Nota
A partir dessa versão será possível relacionar a Clientes um Tipo e Número de Comanda, onde no aplicativo FACILITE - Comanda no ato da finalização irá validar se existe relação entre a comanda aberta com algum cliente cadastrado, caso houver relação será possível finalizar a comanda à prazo para o cliente relacionado.


Descrição
Para fazer uso da melhoria disponível a partir dessa versão é necessário que o parâmetro "4.18.598 - HABILITA COMANDA COM TOUCH SCREEN" esteja habilitado, e o parâmetro "4.18.177 - GERA VENCIMENTO NA COMANDA" esteja configurado como "Sim, Touch". Essa melhoria foi criada com o intuito de resolver o seguinte problema:

"Um estabelecimento que tenha clientes de presenças continuas ou diárias irá possuir um número de comanda fixo, onde o mesmo em toda a sua visita ao estabelecimento apresenta este número de comanda no momento da consumação. Através disso o cliente não tem a necessidade de passar pelo caixa caso o mesmo tenha algum acordo com o estabelecimento para pagamentos em determinados períodos. Dessa forma o sistema saberá identificar quem é o cliente daquele número de comanda, efetuando a finalização da comanda para pagamento à prazo, o qual será controlado pelo módulo de Contas a Receber."

Pensando nisso no aplicativo FACILITE - Comércio, menu Cadastro, Clientes, aba Parâmetros foi incluído dois novos campos para informação do Tipo da Comanda e Número que será de uso exclusivo do cliente selecionado. Não será possível relacionar ao cliente Tipo de Comanda que trate numeração incremental de registros, e também númeração de comanda fora da faixa estipulada no cadastro de Tipo de Comanda.

Os campos e funcionalidades acima também foram adicionados ao Cadastro de Cliente do módulo FACILITE - Comanda. O cadastro pode ser acessado através da Consulta de Cliente, ou pelo módulo de Gerenciamento de Comanda, [F12] Operações, [F4] Cadastrar Clientes.

Após os cadastros acima no módulo de FACILITE - Comanda Touch ou Gerenciamento de Comanda, ao selecionar uma comanda para finaliza-la, caso houver relação entre o Tipo e Número da Comanda com algum cliente o sistema irá fazer a seguinte pergunta:

"Deseja finalizar a comanda número 999999 para o cliente "999999 - FULANO DA SILVA"? Valor total da comanda: 9.999,99"

Optando pela opção "Sim", a comanda será finalizada automaticamente para o cliente relacionado, gerando assim o valor da comanda como saldo em aberto para o Contas Receber. A cobrança utilizada para geração do vencimento virá do parâmetro "4.18.527 - COBRANÇA PADRÃO NA VENDA A PRAZO", já o vencimento será sempre gerado para 30 dias após a data de finalização da comanda. Após todo o processo acima nenhuma impressão será feita.

Caso opte por "Não" o módulo de finalização de comanda será aberto permitindo assim a Finalização padrão já conhecida do sistema.

Para os números de comanda que houver relação com cliente, não será permitida a finalização parcial, só será permitida a finalização por completo da comanda.


Parâmetros Envolvidos
No aplicativo Integrado / Utilitários / Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.

- 4.18.177 - GERA VENCIMENTO NA COMANDA
Este parâmetro pode assumir os valores "Não", "Sim" e "Sim, Touch". Para que funcione o procedimento supracitado o mesmo deverá estar com o valor igual a "Sim, Touch".

- 4.18.527 - COBRANÇA PADRÃO NA VENDA A PRAZO
Este parâmetro pode assumir as cobranças Cadastradas através do Cadastro de Cobrança.

- 4.18.598 - HABILITA COMANDA COM TOUCH SCREEN
Este parâmetro pode assumir os valores "Não", "Sim". Para que funcione o procedimento supracitado o mesmo deverá estar com o valor igual a "Sim".


» Nota Técnica