Inclusão da Origem do Valor de Venda na Negociação - NT 0139-2017

Clique aqui e assista ao vídeo técnico!


Resumo da Nota
Um novo campo de origem do valor de venda foi incluído no cadastro de negociação para que o valor unitário do produto no pedido de venda seja preenchido de maneira automática, conforme a configuração da negociação.


Descrição
1) Configuração da Negociação - menu Cadastros - Tabelas - Tabelas Genéricas, guia "Negociação"

Na tela de cadastro de negociações foi inserido um novo campo chamado "Origem do Valor de Venda". Este campo indicará qual será o valor unitário do produto no pedido de venda que será preenchido automaticamente.

Abaixo, estão listados os possíveis valores do campo e a finalidade de cada um deles:
'' (em branco): o valor unitário do produto contiuará com a mesma regra atual;
"Valor de Compra": o valor unitário do produto será o valor de compra informado em seu cadastro;
"Valor de Custo": o valor unitário do produto será o valor de custo informado em seu cadastro;
"Valor da Última Venda para o Cliente": o valor unitário do produto será o valor do produto da última venda realizada ao cliente.

Os possíveis valores deste campo dependem da configuração do parâmetro "4.18.215 - MODELO PALETA ESTOQUE/PREÇO DO PRODUTO".

Se o parâmetro estiver configurado com valor "Personalizado", os possíveis valores do campo serão: '' (em branco),
"Valor de Compra", "Valor de Custo" ou "Valor da Última Venda para o Cliente".
Caso o parâmetro esteja configurado como "Padrão", os possíveis valores serão: '' (em branco), "Valor de Compra" ou
"Valor da Última Venda para o Cliente". Neste caso, não será possível configurar a origem do valor de venda como
"Valor de Custo".

2) Lançamento do Pedido de Venda - menu Operações - Pedido de Vendas - Informar Pedidos

Ao incluir um novo pedido de venda, o sistema fará uma verificação entre a origem do valor de venda da negociação selecionada e o parâmetro "4.18.215 - MODELO PALETA ESTOQUE/PREÇO DO PRODUTO". Se a origem do valor de venda da negociação estiver configurado como "Valor de Custo" e o parâmetro 4.18.215 estiver configurado como
"Padrão", não será possível gravar o pedido de venda, pois o valor de custo do produto não é apresentado por conta da configuração do parâmetro. Será emitida uma mensagem de alerta e o pedido de venda não será gravado.

Ao informar um produto, o valor unitário do mesmo será preenchido automaticamente conforme configuração da negociação informada. Se o campo "Origem do Vlr. de Venda" da negociação estiver com valor '' (em branco) serão seguidas todas as regras atuais, com relação aos valores de venda do produto.

Caso o valor do campo de origem do valor de venda seja "Valor de Compra" o valor unitário do produto será preenchido com o valor de compra do produto no pedido de venda. No cadastro do produto, existem dois valores de compra: atacado e varejo. Conforme o cadastro do tipo do cliente (atacado ou varejo), o sistema preencherá o valor unitário do produto. Por exemplo, o produto 0000001 - CANETA ESFEROGRÁFICA possui o valor de compra no atacado 2,30 e o valor de compra no varejo 2,50. O cliente João está configurado como tipo atacado e a cliente Maria esta configurada como tipo varejo. Ao informar o produto 0000001 em um pedido de venda para o cliente João (com a negociação configurada como citada anteriormente) o valor unitário do produto será 2,30. Ao informar o produto 0000001 em um pedido de venda para a cliente Maria (com a negociação configurada como citada anteriormente) o valor unitário do produto será 2,50. Se o valor de compra do produto estiver como 0,00 (zero) será emitida uma mensagem, o produto não poderá ser incluído no pedido e o valor de compra deverá ser ajustado no cadastro do produto.

Se o valor do campo de origem do valor de venda seja "Valor de Custo" o valor unitário do produto será preenchido com o valor de custo do produto no pedido de venda. Se o parâmetro "4.18.215 - MODELO PALETA ESTOQUE/PREÇO DO PRODUTO" estiver com valor "Personalizado", é possível informar o valor de custo do produto em seu cadastro. Por exemplo, o produto 0000001 - CANETA ESFEROGRÁFICA possui o valor de custo de 1,90. Ao informar o produto 0000001 em um pedido de venda para o cliente João (com a negociação configurada como citada anteriormente) o
valor unitário do produto será 1,90. Se o valor de custo do produto estiver como 0,00 (zero) será emitida uma mensagem, o produto não poderá ser incluído no pedido e o valor de custo deverá ser ajustado no cadastro do produto. Caso o parâmetro 4.18.215 esteja com valor "Padrão" e a negociação selecionada no pedido de venda estiver configurada como citada anteriormente, não será permitida a inclusão de nenhum produto no pedido de venda até que o parâmetro ou a negociação sejam ajustados. A negociação com a origem do valor de venda igual à "Valor Custo" só poderá ser utilizada com o parâmetro "4.18.215" configurado como "Personalizado".

Caso o valor do campo de origem do valor de venda esteja com valor "Valor da Última Venda para o Cliente" o valor unitário do produto será o valor da última venda realizada para o cliente do pedido de venda que está sendo lançado. Por exemplo, o produto 0000001 - CANETA ESFEROGRÁFICA foi vendida para o cliente João, no pedido número 012345 por 2,25. Ao incluir o produto 0000001 no pedido 012568 para o cliente João, o valor unitário preenchido será 2,25. Se for a primeira venda do cliente, serão aplicadas as regras atuais, buscando o valor à vista do produto.


Parâmetros Envolvidos
1) No aplicativo Integrado, menu Utilitários - Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro:

4.18.215 - MODELO PALETA ESTOQUE/PREÇO DO PRODUTO

Este parâmetro pode assumir os valores "Padrão" ou "Personalizada". Dependendo da configuração, os dados de preços do produto serão apresentados de maneiras diferentes no menu Cadastros - Produtos - Acabado - tela Cadastro de Produtos - guia "Estoque e Preços".

2) No aplicativo Integrado, menu Cadastros - Clientes - Clientes, guia "Dados", grupo "Tipo"

Este campo poderá ter os valores "Atacado" ou "Varejo" e terá influência no valor unitário dos produtos, no lançamento no pedido de venda.

3) No aplicativo Integrado, menu Cadastros - Tabelas - Tabelas Genéricas, guia "Negociação"

Novo campo "Origem do Valor de Venda" com os possíveis valores: '' (em branco), "Valor de Compra", "Valor de Custo" ou "Valor da Última Venda para o Cliente".

 

» Nota Técnica