Integração da Comanda com o aplicativo WABiz - NT 0098-2017

Resumo da Nota
Com o aplicativo FACILITE - Comanda devidamente configurado irá se integrar com o serviço WABiz, recebendo os pedidos digitado por um aplicativo Mobile.


Descrição
I) O que é o WABiz?

WABiz é uma empresa parceira que atua na área de desenvolvimento Web e Mobile.

A TDP Sistemas de Informação vendo a solução de digitação de pedidos através do aplicativo mobile, fechou então
uma parceria e fazendo assim a integração com o mesmo.

I.i) Pedidos via aplicativo:
É muito mais prático fazer um pedido pelo smartphone ou tablet. As pessoas estão habituadas a procurarem novas
formas de agilizar sua rotina para que cada vez mais ela tenha tempo para fazer coisas mais importantes. Um aplicativo
além de facilitar a vida do cliente final, também agilizará o processo de um pedido dentro dos restaurantes.

I.ii) Vantagens
* Novo canal de vendas
* Cliente sempre com cardápio atualizado
* Conquista de mais clientes
* Fidelização dos clientes atuais
* Maior captação de pedidos (No telefone, o cliente pode encontrar a linha ocupada e não retornar)
* Mais produtividade e menos custo
* Aumento da lucratividade

I.iii) Recursos do aplicativo.
* Cardápio atualizado
* Informações de contato e localização
* Promoções
* Pedido direto pelo smartphone ou tablet
* Painel de controle para gestão dos pedidos
* Notificações sobre:
- O pedido recebido
- Tempo de espera
- Preparando o pedido
- Saída do entregador para fazer a entrega
- Pedido Finalizado/Entregue
- Mensagens específicas

Para mais informações acesso: https://wabiz.com.br/

II) Configuração FACILITE.

Para que a integração seja feita, alguns passos devem ser feitos. Abaixo será explanado cada configuração.

II.i) No FACILITE - Comércio (Integrado.exe), acesse o menu Cadastro, Tabelas, Comanda, Tipos de Comanda. Consulte ou Cadastre o Tipo de Comanda desejado (Exemplo: Tipo de Comanda Delivery ou WABiz).

Após isso no campo: Integração, selecione o tipo: WABIZ;

Faça as demais configurações conforme a necessidade. Após isso basta clicar em "Gravar".

OBS IMPORTANTE: Quando o tipo da comanda estiver configurado para se integrar com WABiz, é de suma importância que não seja informado Taxa de Serviço e Taxa de Couvert. Se houver o preenchimento (Valor maior que zero) é possível que não seja finalizado a comanda corretamente, acarretando divergência de valores.

II.ii) Ainda no FACILITE - Comércio, acesse o menu Cadastro, Produtos, Acabados. Nessa tela deverá ser configurado o campo "Número Original/Web", com base nele que será realizado as importações.

Obs.: Como outras empresas utilizarão a mesma integração, esse campo deverá ser configurado com um valor único. O sistema não fará essa validação do código, caberá a quem for implantar garantir que não haverá duplicidade do código com outras bases que utilizarão a mesma integração.

II.ii) Para que o sistema se integre com o serviço, é necessário que o aplicativo MonitorWABizGen.exe esteja sempre ativo. O mesmo é responsável por toda troca de informações. Mas para que essa troca seja feita algumas configurações são necessárias dentro do aplicativo.

II.ii.i) Para isso basta localizar o aplicativo, que pode ser encontrado dentro do diretório padrão do FACILITE (Unidade\Sinco\Integrado\MonitorWABizGen.exe. Lembrando que a unidade pode ser C:\, D:\, E:\ e assim por diante).

II.ii.ii) Após abrir o arquivo pela primeira vez o sistema irá enviar a seguinte mensagem:

"Arquivo de Configuração não localizado, faça a configuração para continuar!"

Os campos abaixo devem ser informados:

* Usuário........................: Campo informado pela empresa WABiz
* Senha..........................: Campo informado pela empresa WABiz

Para ambiente de homologação (testes) a TDP Sistemas de informação tem um usuário e senha, para solicitar o usuário e senha entre em contato com nosso suporte.

* Empresa......................: Empresa padrão que o FACILITE utilizará como base para geração dos pedidos.
* Tipo de Comanda........: Tipo de Comanda parametrizado para integrar com o Serviço.
* Invervalo (Seg.)...........: Intervalo de comunicação e integração.
* Representante Padrão: Representante que será utilizado para inclusão das comandas.

Após informar os campos acima, basta clicar em "Testar Conexão" ou "Gravar", ambos botões irão gravar as informações. Caso algo esteja incorreto o sistema irá informar o respectivo campo incorreto.

II.ii.iii) Após as configurações acima o sistema iniciará o monitoramento do serviço.

III) Operacional FACILITE.

Logo após a digitação do pedido no aplicativo pelo cliente final, o sistema irá identificar a conclusão do pedido, deixando assim o mesmo com Status em aberto no aplicativo Comanda.

Obs. Como será utilizado por mais de uma empresa a mesma integração, o sistema somente irá importar os itens que pertencer a empresa em questão.

Ex.
Na mesma intergação existem 03 empresas:

Empresa 01 - (Empresa distribuidora de Gás)
Empresa 02 - (Empresa de supermercado)
Empresa 03 - (Empresa distribuidora de Água)

Quando realizar o pedido, posso comprar um item de cada empresa, o sistema irá importar cada item em sua respectiva base de acordo com o código que foi cadastrado no item II.ii), por isso a importância de garantir que não irá existir dois código em empresas distintas.

O código de identificação dentro do aplicativo WABiz logo abaixo do número da comanda .

Ex:
Comanda: 000100
WB 325

De acordo com o parâmetro A, detalhado abaixo, após o tempo parametrizado o sistema irá enviar uma notificação sonora que significa a presença de pedidos em aberto, ou seja, pedido pronto para ser produzido e que sejam oriundos da integração.

Para liberar o pedido e disponibilizar o mesmo para produção basta selecionar a comanda desejada, e clicar em [F4] Alterar. Logo em seguida no módulo [1477] FACILITE - Comanda Touch, clique em [F4] Produção.

Obs.: Exclusivamente para os tipos de comandas que irão tratar integração com WABiz, o botão que faz referência ao pedido (Comanda) ficará destacado na cor Laranja.

Após a conclusão da Produção da Comanda, e o mesmo pode ser liberado para envio ou retirada do cliente. Para isso basta clicar em [F6] Imprimir.

O próximo status disponível é a finalização do pedido (Comanda). Para isso basta clicar em [F7] Finalizar.

Obs.: A mesma situação se aplica ao Cancelamento do pedido (Comanda). Se por alguma razão o pedido esteja irregular e seja necessário fazer o cancelamento do mesmo.

IV) Observações finais.

a) No aplicativo MonitorWABizGen.exe existe um campo que registra Log de Erros, caso exista algum erro no processo, o mesmo será registrado nesse campo. Os erros também serão registrados dentro do diretório raiz do aplicativo dentro da pasta LogTXT (Unidade\Sinco\Integrado\LogsTXT\Monitor_WABizGen).

b) Após 2 (dois) dias todos os pedidos pendentes serão cancelados pela primeira empresa que abrir o aplicativo MonitorWABizGen.exe e estiver utilizando a mesma integração.

c) Mesmo após os processos de Produção, Impressão e Finalização nenhuma mensagem irá chegar para o cliente final.


Parâmetros Envolvidos
a) No Retaguarda, em Utilitários / Parâmetros do Sistema / Parâmetros Gerais, o Parâmetro: 4.18.648 - TEMPO (SEG.) PARA NOTIFICAÇÃO DE COMANDAS WABIZ SEM PRODUÇÃO, informar o intervalo válido entre "5" a "60" segundos.

Esse parâmetro irá determinar o tempo base para o aplicativo FACILITE - Comanda enviar um aviso sonoro que notifica a existência de comandas que estão aguardando sua produção.

b) No Retaguarda, em Utilitários / Parâmetros do Sistema / Parâmetros Gerais, o Parâmetro: 4.18.649 - OBRIGA SEGUIR ETAPAS DA COMANDA COM INTEGRAÇÃO WABIZ, esse parâmetro permite informar "Sim" ou "Não". Por padrão esse parâmetro estará configurado com seu status igual a Sim, pois obrigará o usuário a trabalhar com as seguintes etapas:

1) Pedido Confirmado (Definido já no recebimento do Pedido)
2) Produção.
3) Saída para Entrega ou em Recebimento.
4) Finalizado
5) Cancelado

 

» Nota Técnica