Integração da Comanda com o aplicativo WABiz - NT 0076-2017

Resumo da Nota
A partir dessa versão o aplicativo FACILITE - Comanda, caso esteja devidamente configurado irá se integrar com o serviço WABiz, recebendo os pedidos digitado. A Comanda também irá fazer o retorno dos status, ou seja, os envios das mudanças de status dos pedidos para o aplicativo WABiz.


Descrição
I) O que é o WABiz?

WABiz é uma empresa parceira que atua na área de desenvolvimento Web e Mobile. A

TDP Sistemas de informação vendo a solução de digitação de pedidos através do aplicativo mobile, fechou então uma parceria e fazendo assim a integração com o mesmo.

I.a) Pedidos via aplicativo:

É muito mais prático fazer um pedido pelo smartphone ou tablet. As pessoas estão habituadas a procurarem novas formas de agilizar sua rotina para que cada vez mais ela tenha tempo para fazer coisas mais importantes. Um aplicativo além de facilitar a vida do cliente final, também agilizará o processo de um pedido dentro dos restaurantes.

I.b) Vantagens

* Novo canal de vendas
* Cliente sempre com cardápio atualizado
* Conquista de mais clientes
* Fidelização dos clientes atuais
* Maior captação de pedidos (No telefone, o cliente pode encontrar a linha ocupada e não retornar)
* Mais produtividade e menos custo
* Aumento da lucratividade

I.c) Recursos do aplicativo.

* Cardápio atualizado
* Informações de contato e localização
* Promoções
* Pedido direto pelo smartphone ou tablet
* Painel de controle para gestão dos pedidos
* Notificações sobre:
- O pedido recebido
- Tempo de espera
- Preparando o pedido
- Saída do entregador para fazer a entrega
- Pedido Finalizado/Entregue
- Mensagens específicasPara mais informações acesso: https://wabiz.com.br/

II) Configuração FACILITE.

Para que a integração seja feita, alguns passos devem ser feitos. Abaixo será explanado cada configuração.

II.a) No FACILITE - Comércio (Integrado.exe), acesse o menu Cadastro, Tabelas, Comanda, Tipos de Comanda. Consulte ou Cadastre o Tipo de Comanda desejado (Exemplo: Tipo de Comanda Delivery ou WABiz).

Após isso no campo: Integração, selecione o tipo: WABIZ;

Faça as demais configurações conforme a necessidade. Após isso basta clicar em "Gravar".

OBS IMPORTANTE: Quando o tipo da comanda estiver configurado para se integrar com WABiz, é de suma importancia que não seja informado Taxa de Serviço e Taxa de Couvert. Se houver o preenchimento (Valor maior que zero) é possível que não seja finalizado a comanda corretamente, acarregante divergência de valores.

II.b) Existem 2 parâmetros que interferem no processo, esses parâmetros serão detalhados no campo específico abaixo.

II.c) Para que o sistema se integre com o serviço, é necessário que o aplicativo MonitorWABiz.exe esteja sempre ativo. O mesmo é responsável por toda troca de informações. Mas para que essa troca seja feita algumas configurações são necessárias dentro do aplicativo.

1) Para isso basta localizar o aplicativo, que pode ser encontrado dentro do diretório padrão do FACILITE (Unidade\Sinco\Integrado\MonitorWABiz.exe. Lembrando que a unidade pode ser C:\, D:\, E:\ e assim por diante).

2) Após abrir o arquivo pela primeira vez o sistema irá enviar a seguinte mensagem:

"Arquivo de Configuração não localizado, faça a configuração para continuar!"

Os campos abaixo devem ser informados:

* Usuário........................: Campo informado pela empresa WABiz
* Senha..........................: Campo informado pela empresa WABiz

Para ambiente de homologação (testes) a TDP Sistemas de informação tem um usuário e senha, para solicitar o usuário e senha entre em contato com nosso suporte.

* Empresa......................: Empresa padrão que o FACILITE utilizará como base para geração dos pedidos.
* Tipo de Comanda........: Tipo de Comanda parametrizado para integrar com o Serviço.
* Invervalo (Seg.)...........: Intervalo de comunicação e integração.
* Representante Padrão: Representante que será utilizado para inclusão das comandas.

Após informar os campos acima, basta clicar em "Testar Conexão" ou "Gravar", ambos botões irão gravar as informações. Caso algo esteja incorreto o sistema irá informar o respectivo campo incorreto.

3) Após as configurações acima o sistema iniciará o monitoramento do serviço.

III) Operacional FACILITE.

Logo após a digitação do pedido no aplicativo pelo cliente final, o sistema irá identificar a conclusão do pedido, deixando assim o mesmo com Status em aberto no aplicativo Comanda.

Esse pedido ou comanda mostrará logo abaixo do número da comanda o código de identificação dentro do aplicativo WABiz.

Ex:

Comanda: 000100
WB 325

De acordo com o parâmetro A, detalhado abaixo, após o tempo parametrizado o sistema irá enviar uma notificação sonora que significa a presença de pedidos em aberto, ou seja, pedido pronto para ser  produzido e que sejam oriundos da integração.

Para liberar o pedido e disponibilizar o mesmo para produção basta selecionar a comanda desejada, e clicar em [F4] Alterar. Logo em seguida no módulo [1477] FACILITE - Comanda Touch, clique em [F4] Produção. Após a impressão o sistema enviará o status para o aplicativo: EM PRODUÇÃO.

Obs.: Exclusivamente para os tipos de comandas que irão tratar integração com WABiz, o botão que faz referência ao pedido (Comanda) ficará destacado na cor Laranja.

Após a conclusão da Produção da Comanda, e o mesmo pode ser liberado para envio ou retirada do cliente. Para isso basta clicar em [F6] Imprimir. Automaticamente o sistema enviará o Status:

a) "Pedido pronto e está a caminho".: Caso o cliente final tenha selecionado a opção de entrega.

b) "Seu Pedido está pronto. Aguardamos sua retirada": Caso o cliente final tenha selecionado a opção de retirada no local.

O próximo status disponível é a finalização do pedido (Comanda). Para isso basta clicar em [F7] Finalizar. Após a devida finalização o sistema enviará o status para o aplicativo: Pedido finalizado!

Obs.: A mesma situação se aplica ao Cancelamento do pedido (Comanda). Se por alguma razão o pedido esteja irregular e seja necessário fazer o cancelamento do mesmo, após ser efetuado o sistema enviará o status: "Pedido cancelado!"

IV) Observações finais.

a) Se por alguma razão o status de finalização não foi enviado, é possível forçar o reenvio da finalização, para isso basta acessar o aplicativo Comanda, menu Monitoramento, botão [F12] Operações, novamente botão [F2] Gerenc. Comandas.

Caso exista algum tipo de comanda que trate a integração WABiz será possível enviar o Status de Finalizado novamente para o serviço através do botão: Finalizar WABiz.

Obs.: Só é possível forçar o reenvio de Comandas com seu Status igual a Finalizado.

Também nesse mesmo módulo, será possível verificar o código do pedido dentro do aplicativo WABiz. Coluna: Pedido WABiz.

b) No aplicativo MonitorWABiz.exe existe um campo que registra Log de Erros, caso exista algum erro no processo, o mesmo será registrado nesse campo. Os erros também serão registrados dentro do diretório raiz do aplicativo dentro da pasta LogTXT (Unidade\Sinco\Integrado\LogsTXT\Monitor_WABiz).


Parâmetros Envolvidos
a) No Retaguarda, em Utilitários / Parâmetros do Sistema / Parâmetros Gerais, o Parâmetro: 4.18.648 - TEMPO (SEG.) PARA NOTIFICAÇÃO DE COMANDAS WABIZ SEM PRODUÇÃO, informar o intervalo válido entre "5" a "60" segundos.

Esse parâmetro irá determinar o tempo base para o aplicativo FACILITE - Comanda enviar um aviso sonoro que notifica a existência de comandas que estão aguardando sua produção.

b) No Retaguarda, em Utilitários / Parâmetros do Sistema / Parâmetros Gerais, o Parâmetro: 4.18.649 - OBRIGA SEGUIR ETAPAS DA COMANDA COM INTEGRAÇÃO WABIZ, esse parâmetro permite informar "Sim" ou "Não". Por padrão esse parâmetro estará configurado com seu status igual a Sim, pois obrigará o usuário a trabalhar com as seguintes etapas:

1) Pedido Confirmado (Definido já no recebimento do Pedido)
2) Produção.
3) Saída para Entrega ou em Recebimento.
4) Finalizado
5) Cancelado

Para um melhor entendimento do cliente final, orientamos encarecidamente que utilize esse parâmetro com seu Status igual a Sim.

 

» Nota Técnica